Conheça universidades estrangeiras que aceitam a nota do Enem
Confira alguns países com universidades que aceitam brasileiros a partir da nota no exame
Se você acha que a única maneira de estudar fora é fazendo um intercâmbio de idioma, saiba que algumas universidades estrangeiras aceitam a inscrição e matrícula de alunos brasileiros – e o melhor, algumas pedem apenas a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)! Só em Portugal, por exemplo, são 50 universidades disponíveis devido a um acordo entre nações feito com o Brasil.
Outros países, apesar de não terem parceria institucional com nosso país, também permitem esta modalidade de ingresso. Entre eles estão a Irlanda, Escócia, Canadá e Inglaterra. Cada instituição tem suas regras e exigências diferentes. Abaixo, confira algumas universidades nestes países que aceitam a nota do Enem como forma de seleção para estudantes brasileiros.
+ 10 dicas para economizar dinheiro enquanto estuda fora
Portugal
Portugal é o único país da lista que possui parceria com o Ministério da Educação (MEC) por causa de uma mudança na legislação portuguesa. A partir do Decreto-Lei nº 36, de 10 de março de 2014, foi regulamentado o estatuto do estudante internacional no país europeu. O processo é chamado de Enem Portugal. Apesar da parceria, cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.
A Universidade do Porto, por exemplo, aceita a nota do Enem, desde que o exame tenha sido prestado no máximo três anos antes. Além disso, é preciso enviar histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio, carta de recomendação e carta de motivação, entre outros documentos. É possível fazer todo o processo remotamente.
A lista de universidades portuguesas não é fixa, porque o Termo de Adesão das instituições tem vigência de 5 anos. Acesse a página do Governo Federal e confira a lista das outras universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem em 2024.
+ Como entrei em uma universidade de Portugal usando o Enem
Inglaterra
Na Inglaterra, além do Enem, todas as instituições exigem proficiência no inglês. Uma das instituições que aceitam a nota do exame como forma de seleção para estudantes brasileiros é a Universidade de Bristol. Ela exige também o vestibular local, além de avaliar o nível de inglês e o histórico escolar do candidato. Visite o site da universidade para saber mais.
A pontuação do exame também é exigida para ingresso na Universidade de Kingston, desde que o resultado seja igual ou superior a 55%, além da apresentação do Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Saiba mais no site da universidade. Ainda na Inglaterra, a Universidade de Londres-Birkbeck também permite usar o Enem como modalidade de entrada, além de notas boas no IELTS, sistema de avaliação na língua inglesa internacional.
+ Mitos e verdades sobre estudar na Inglaterra
Escócia
Na Escócia, a pontuação do exame é exigida para ingresso na Universidade de Glasgow através do programa internacional de ensino da instituição. Saiba mais informações no site da universidade.
Irlanda
A Irlanda tem algumas universidades que permitem ingressar com a nota do Enem, como a University College Dublin, na qual o candidato precisa apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio junto com o resultado do exame. Confira mais informações no site da universidade.
Já o National College of Ireland pede o resultado do exame desde que a pontuação seja igual ou superior a 70%. Saiba mais sobre a aplicação no site da universidade.
+ Como se preparar para estudar em uma universidade no exterior
Canadá
A Universidade de Toronto permite que o aluno brasileiro ingresse na graduação através da nota do Enem. O processo é simples, porém não é descrito no site da instituição. Os responsáveis entram em contato com cada candidato para solicitar os documentos específicos de cada nacionalidade após uma primeira avaliação.
No caso do Brasil, o estudante que tem interesse em ingressar na Universidade de Toronto primeiro precisa preencher um formulário simples disponibilizado no site da instituição após criar uma conta e fazer login. Após o preenchimento deste formulário, a universidade entre em contato solicitando a nota do Enem e o Certificado de Conclusão do Ensino Médio para os brasileiros.
Além disso, a universidade possui um relacionamento próximo com o Brasil através de algumas escolas que possuem Ensino Médio e leva em conta na hora da avaliação a média de notas obtidas pelos alunos nos dois últimos anos de estudo.
Para quem quer se inscrever, precisa ficar atento aos prazos. As inscrições costumam abrir sempre no início de novembro do ano anterior ao início das aulas, que começam em setembro do ano seguinte, e o resultado fica disponível entre janeiro e maio deste mesmo ano. Visite o site da universidade para se manter atualizado sobre a abertura da inscrição.
+ O que é brasileiro naturalizado
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.