“Nato” ou “inato”: qual o certo?
Essa expressão é usada para dizer que uma pessoa nasceu com o dom de realizar certas atividades, mas não se limita a isso

Se você é cronicamente online, ou seja, vive nas redes sociais, já deve ter ouvido a expressão “aquariano nato” para se referir a Chico Moedas, ex-namorado da cantora Luisa Sonza. Porém, você conhece de verdade o que essa expressão quer dizer? E sabe quando usar os termos “nato” ou “inato”?
As duas palavras estão corretas e existem na Língua Portuguesa. Tanto “nato” quanto “inato” são adjetivos que podem ser usados como sinônimos ou antônimos. Parece confuso, a gente sabe, mas te ajudamos a entender!
+ “Eu que agradeço” ou “eu quem agradeço”: qual é o certo?
Os adjetivos como sinônimos
Quando usados como sinônimos, “nato” e “inato” significam uma habilidade que é considerada um dom, ou seja, quem a possui é bom naquilo sem muito esforço, sendo uma característica natural da pessoa. “Nato” é mais usado para indicar a habilidade em si, já “inato” é usada para caracterizar o talento.
- Minha filha é uma bailarina nata.
- Minha filha tem uma habilidade inata para balé.
- Chico Moedas é um aquariano nato, mesmo tendo o Sol em Touro.
Os adjetivos como antônimos
Já como antônimos, “nato” significa “nascido” de maneira geral, ou em um lugar, indicando a naturalidade do sujeito da frase. Já “inato” é o contrário, indicando que algo ou alguém é “não nascido”,”não criado” ou “que não houve princípio”. Este uso de “inato”, é mais raro.
- Meus pais eram holandeses, mas eu sou um brasileiro nato.
- Ele é um jogador francês nato, vai representar a França na Copa do Mundo.
- Tenho um filho inato no coração.
- O processo foi inato, será necessário refazer.
+ “Por causa de” ou “por conta de”: qual é o certo?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.