Como se escreve: “balé” ou “ballet”?
Apostar na forma mais difícil nem sempre é o caminho para acertar. Entenda como se escreve o nome dessa dança

Já ouviu por aí a expressão “falar bonito”? Por trás dela, está a ideia de que aqueles que usam construções difíceis ou palavras rebuscadas são mais bem educados, têm mais prestígio. Acontece que, no esforço de falar ou escrever bonito, tem gente que acaba é errando – ou pelo menos gastando saliva à toa. É o que acontece com as palavras “balé” ou “ballet”.
Se você já imaginou que o termo “ballet” seria o correto por parecer mais difícil ou sofisticado, temos uma notícia: na Língua Portuguesa, só existe “balé”. Assim mesmo, com um único “L”, o “É” acentuado e sem o “T” no final.
Seja para se referir à dança artística, aos espetáculos ou mesmo às companhias de bailarinos, “balé” é a única forma da palavra registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e em dicionários.
Origem no francês
Veja bem, isso não significa que a palavra “ballet” não exista ou não possa ser utilizada. Ela, na verdade, é a forma em francês, e foi quem deu origem à versão aportuguesada, o “balé”. É por isso que “ballet” segue sendo muito utilizada, mesmo no Brasil – é o que chamamos de estrangeirismo.
+ Por que o idioma francês tem tanta influência no português
Exemplos
- As crianças da aula de balé pareciam ansiosas pelo dia da apresentação.
- Assisti a um espetáculo de balé emocionante.
- Você prefere o balé clássico ou contemporâneo?
- Dançarinos de balé seguem uma rotina muito rígida de treinos.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.