5 palavras que muita gente fala o “r” no lugar errado
Tudo bem trocar a letra de lugar em uma conversa casual, mas que tal aprender a maneira certa de usar a ortografia?
A letra “r” é sem dúvidas uma das vilãs quando o assunto é confundir os falantes da língua portuguesa no Brasil. Afinal, você já deve ter ouvido alguém falando “iorgute” ou “largato” por aí! E cá entre nós: se este deslize for cometido em um contexto informal, como uma conversa entre amigos, não há motivos para desespero. Afinal de contas, a língua está em constante mudança e varia conforme regiões, ocasiões e grupos sociais – é o que chamamos de variantes linguísticas. O problema é quando essa confusão com o “r” acontece em um cenário mais formal, como uma entrevista de emprego ou redação do vestibular. Aí é encrenca na certa!
Para te ajudar a pronunciar e escrever com mais segurança algumas palavras muito presentes no dia a dia dos brasileiros, selecionamos 5 termos que muita gente pronuncia o “r” no lugar errado. Será que você também já errou alguma delas?
+ Veja as respostas para as dúvidas de português mais frequentes
“Bicarbonato” ou “bicabornato”: qual é o certo?
Seja para deixar uma roupa branca de novo ou ajudar o bolo a crescer no forno, na hora da conversa muita gente acaba soltando um “bicabornato”. Porém, a maneira correta de escrever essa palavra é “bicarbonato”, com o “r” na segunda sílaba!
“Madrasta” ou “madastra”: qual é o certo?
Com o sinônimo de “má” em muitos dicionários – o que já gerou inúmeros protestos –, o jeito certo de escrever essa palavra é “madrasta”, com o “r” depois do “d”. A madrasta é “mulher casada em relação aos filhos que seu marido teve de casamentos anteriores” de acordo com o Dicionário Michaelis.
“Lagarto” ou “largato”: qual é o certo?
Só existe uma versão correta do nome desse réptil que já até fez presença no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2013: lagarto. De acordo com o Dicionário Michaelis, eles são “répteis lacertílios, que ocorrem nas Américas e vivem sobre o solo, em árvores ou em tocas, ou são semiaquáticos”.
“Iogurte” ou “iorgute”: qual é o certo?
Apesar de simpática, a pronúncia “iorgute” está errada. O jeito certo de falar o nome desse item da seção de laticínios do mercado é iogurte. A origem da palavra pode explicar, pois vem de uma expressão turca: yoğurt, que significa “coalhado, engrossado”.
“Cadarço” ou “cardaço”: qual é o certo?
De acordo com a norma padrão da língua portuguesa, a maneira correta de escrever esta palavra é “cadarço”, com o “r” após o segundo “a”. Agora, além dos seus sapatos, seu domínio da língua portuguesa também está bem amarrado!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.