“Lagarto” ou “largato”: qual é o certo?
Essa é mais uma daquelas palavras que muita gente diz errado. Consultamos o dicionário e explicamos de uma vez por todas
Em 2013, uma questão do Enem fez a diversão dos estudantes durante e depois da prova. A pergunta trazia como texto de apoio uma piada com as duas “versões” do substantivo que dá nome a um réptil: “largato” e “lagarto”. Dá só uma olhada na piadinha:
Dois compadres viajavam de carro por uma estrada de fazenda quando um bicho cruzou a frente do carro. Um dos compadres falou:
— Passou um largato ali!
O outro perguntou:
— Lagarto ou largato?
O primeiro respondeu:
— Num sei não, o bicho passou muito rápido.
Piadas coloridas. Rio de Janeiro: Gênero, 2006.
Para conseguir responder a pergunta, o candidato precisaria ter entendido a piada. E para entender a piada, tinha que saber que só existe uma versão correta da palavra: “lagarto”. Essa é a única forma reconhecida pelos dicionários de nomear os “répteis lacertílios, que ocorrem nas Américas e vivem sobre o solo, em árvores ou em tocas, ou são semiaquáticos”, de acordo com o Michaelis.
A gente sabe que explicar uma piada tira todo o humor dela, mas neste caso temos licença pedagógica. A graça do diálogo apresentado pelo Enem é que, ao escutar o amigo dizer incorretamente “largato”, o compadre pergunta com sarcasmo “largato ou lagarto?”, na intenção de corrigi-lo. Só não esperava que o desconhecimento do outro fosse tanto que ele sequer entendesse a pergunta, e pensasse que o compadre estivesse se referindo a dois tipos de animais diferentes!
Exemplos com “lagarto”
- As crianças adoram assistir àquela animação do lagarto Leo.
- Você já viu um lagarto na vida real?
- Apelidaram o lagarto que vivia nos arredores da casa de Tito.
Veja mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.