Universidades ajudarão a elaborar questões do Enem
Proposta do MEC é o primeiro passo para que o exame seja aplicado mais de uma vez por ano
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela organização e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), passarão a convocar instituições públicas do ensino superior (IES) para participar da elaboração de questões do Enem. Antes, as questões da prova eram feitas por professores ou especialistas contratados diretamente para a tarefa.
A medida visa ampliar o Banco Nacional de Itens (BNI) do exame, que atualmente possui cerca de 10 mil questões, a meta é chegar a 100 mil. Aumentar o número de questões disponíveis é importante, uma vez que a pretensão do MEC é aplicar o Enem duas edições da prova ao ano.
Além disso, um banco de itens mais completo permitirá no futuro a informatização das provas do Enem, com a utilização do Computer Adaptive Testing (CAT), modelo utilizado em países como os Estados Unidos. Com ele, o candidato faz a prova em um terminal capaz de gerar uma prova diferente para cada um. O MEC espera que esse modelo comece a sair do papel em um prazo de três anos.
As IES poderão se cadastrar para participar do edital a partir desta quarta-feira (30).
O Inep ainda não definiu quando o Enem passará a ter mais de uma edição por ano. O mais provável é que o próximo edital já tenha a previsão da edição deste ano e de outra prova para o primeiro semestre de 2012.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem