Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

USP planeja formar professores em cursos a distância

Proposta ainda deverá passar por dois Conselhos da universidade

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h53 - Publicado em 16 abr 2013, 18h00
BRISTOL, UNITED KINGDOM - FEBRUARY 24: A school pupils at the Bridge Learning Campus uses a computer at the school on February 24, 2010 in Bristol, England. The 40million GBP campus in Hartcliffe, Bristol, was constructed as part of the Government's Building Schools for the Future programme and opened in January 2009. It now offers over 800 pupils a life long provision of learning from nursery, reception and primary to secondary and post-16 education. As the UK gears up for one of the most hotly contested general elections in recent history it is expected that that the economy, immigration, the NHS and education are likely to form the basis of many of the debates. (Photo by Matt Cardy/Getty Images) (/)

A Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), planeja oferecer na modalidade de ensino a distância vagas para cursos com foco em formação de professores. Devem ser lançadas graduações semipresenciais em Física, Química, Biologia e Matemática. Atualmente, já é oferecida uma licenciatura em Ciências, que formará sua primeira turma em 2014.

As licenciaturas ainda precisam da aprovação do Conselho de Graduação e do Conselho Universitário da USP antes de começarem a funcionar. Os candidatos deverão passar pela Fuvest para entrarem nos cursos.

– USP aparece em lista das universidades com melhor reputação acadêmica

– Direito, Medicina e Poli querem cotas na USP, mas recusam plano do governo

Continua após a publicidade

USP planeja formar professores em cursos a distância

O presidente da Univesp, Carlos Vogt, explica que a ideia é que os cursos tenham um ciclo básico de dois anos, com disciplinas iguais para todas as graduações. Essa etapa já garantirá ao estudante um certificado de curso sequencial, que o habilitaria a fazer concursos públicos que exigem apenas formação em nível superior. Para quem quiser o diploma pleno em uma licenciatura, será preciso cursar um conjunto de disciplinas profissionalizantes depois desse período. Essa característica da graduação facilitaria a obtenção de um segundo diploma, já que quem fizer o ciclo básico não precisará repeti-lo para conseguir o certificado em outro curso. Será preciso apenas fazer as disciplinas específicas da outra área, além de um estágio supervisionado.

A expansão de cursos a distância na USP é um dos objetivos firmado entre a Univesp e a universidade paulista, que pesquisa o uso de novas mídias na educação. "Hoje existe uma compreensão muito maior do ensino a distância e a visão dos cursos semipresenciais tem melhorado", diz o diretor de Mídias Digitais da USP, Gil da Costa Marques.

Continua após a publicidade

*Com informações do jornal O Estado de S.Paulo

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade

 

Publicidade
Publicidade
USP planeja formar professores em cursos a distância
Universidades
USP planeja formar professores em cursos a distância
Proposta ainda deverá passar por dois Conselhos da universidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.