Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Unicamp traz questões atuais e nível médio de dificuldade

Professores consideram que prova foi exigente com estudantes, mas manteve nível dos últimos anos; destaque vai para as questões interdisciplinares

Por Ana Lourenço
19 nov 2017, 20h26
 (LuckyBusiness/iStock)
Continua após publicidade

A prova da primeira fase da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aplicada neste domingo (19), manteve o tradicional nível médio para difícil: “é uma prova extremamente atual, contextualizada, que exige conhecimento, domínio da matéria, boa formação. Cai bastante aplicação de conceitos e domínio sobre vocabulário”, comenta Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo.

“Foi a melhor prova da primeira fase da Unicamp dos últimos cinco anos”, diz Célio Tasinafo, coordenador pedagógico do cursinho Oficina do Estudante. “Este ano eles consolidaram o modelo de 90 testes, com questões interdisciplinares em que o aluno realmente precisou mobilizar conceitos de duas disciplinas pra responder corretamente”, comenta.

Os candidatos responderam a 90 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo comum do ensino médio: 13 língua portuguesa e literatura, 13 de matemática, 9 de história e 9 de geografia (incluindo filosofia e sociologia), 9 de física, 9 de química, 9 de biologia, 7 de inglês, além de 12 questões interdisciplinares.

No geral, as provas mantiveram o mesmo nível de dificuldade dos anos anteriores. “Um destaque foi a prova de história, que consideramos difícil, de certa maneira bastante acadêmica e conceitual. Em contrapartida, matemática foi mais tradicional, muito técnica”, explica Daniel Perry, coordenador do Anglo Vestibulares.

Continua após a publicidade

“Os professores consideram a prova linda, mas o aluno deve ter achado bem mais difícil do que do ano passado. Foi muito mais exigente com relação a detalhes e informações específicas”, comenta Célio.

Próximas datas

gabarito oficial será divulgado na próxima quinta-feira (23). A lista de aprovados para a segunda fase será divulgada no dia 11 de dezembro, e as provas serão nos dias dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2018.

Para cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), os exames ocorrerão no período de 22 a 25 de janeiro de 2018.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A primeira chamada para matrícula será publicada em 8 de fevereiro.

Concorrência

As carreiras mais concorridas do vestibular são Medicina, com 279 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo (97,6); Ciências Biológicas (51,8); Midialogia (48,5); Engenharia Química (34,8); Odontologia (32,1); História (31,8); Engenharia Civil (31,7); Engenharia de Produção (31,6) e Artes Cênicas (31,5).

Publicidade
Unicamp traz questões atuais e nível médio de dificuldade
Universidades
Unicamp traz questões atuais e nível médio de dificuldade
Professores consideram que prova foi exigente com estudantes, mas manteve nível dos últimos anos; destaque vai para as questões interdisciplinares

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.