Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Tabela periódica terá mudanças em 2011

Dez elementos químicos ganharão novos pesos atômicos; mudaça não afetará estudantes do ensino médio

Por por MARIANA NADAI
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h54 - Publicado em 15 fev 2011, 15h31

Entra ano, sai ano, e há mais de 150 anos estudantes do mundo todo têm certeza de uma coisa dentro da sala de aula: a tabela periódica é sempre a mesma. Mas, essa verdade quase absoluta está prestes mudar. É o que afirma a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, sigla em inglês), uma organização não-governamental dedicada ao avanço da química.

A organização divulgou, no final de 2010, uma publicação que propõe um ajuste nos pesos atômicos de dez elementos da tabela periódica. Não é que esses elementos estão há mais de um século e meio com o peso errado. Na realidade, de acordo com a organização, o estudo da química avançou de tal forma que permitiu medir com mais precisão o peso atômico do hidrogênio, lítio, boro, carbono, nitrogênio, oxigênio, silício, cloro, enxofre e tálio.

A nova tabela representará o peso atômico desses dez elementos em intervalos, com limites superiores e inferiores. Por exemplo, o boro é conhecido por ter o peso atômico de 10.811, mas, com a nova representação, o peso do elemento poderá variar entre 10.806 e 10.821.

Essas variações são muito importantes nas pesquisas científicas e para se obter uma maior precisão sobre o elemento químico, o que facilita na determinação da pureza e a origem de alimentos, como por exemplo a baunilha ou o mel.

Mas, a mudança deve afetar mesmo os pesquisadores de química aplicada. Para o professor de química Divino Marroquino, que ministra aulas no colégio paulistano Escola da Vila, os estudantes do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares não deverão se preocupar.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

“Na sala de aula nada mudará. Para resolvermos um problema estequiométrico vamos acabar adotando um peso atômico dentro desse intervalo. A diferença é que esse valor pode variar, mas os alunos não vão precisar decorar todos os números, porque em geral eles são fornecidos no problema”, diz o professor.

E Marroquino vai além: “acredito que os estudantes nem vão reparar na mudança, só os mais atentos. Se o professor não chamar atenção ao novo modo de representar o peso atômico, os alunos vão passar batido pela novidade”, afirma.

VEJA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Tabela periódica terá mudanças em 2011
Universidades
Tabela periódica terá mudanças em 2011
Dez elementos químicos ganharão novos pesos atômicos; mudaça não afetará estudantes do ensino médio

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.