A partir desta segunda-feira (25), candidatos inscritos na lista de espera do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) podem começar a ser convocados pelas universidades participantes do programa. O resultado fica disponível nos sites oficiais das instituições de ensino para as quais os candidatos estão concorrendo. Caso selecionados, devem seguir os procedimentos indicados pela universidade para realização da matrícula.
+ Sisu: os principais documentos exigidos para matrícula nas universidades
Estudantes que não passaram na chamada regular do Sisu 2022/2 tiveram entre os dias 06 e 18 de julho para manifestarem interesse em participar da lista de espera.
Não há um cronograma ou uma quantidade exata de chamadas nesta modalidade, tudo depende do número de vagas ofertadas e de quantos convocados se matricularem – conforme as desistências, as instituições liberam mais chamadas.
Por isso, muitas vezes, o processo de chamada dos candidatos em lista de espera se estende bastante, até mesmo após o início das aulas. O recomendado é consultar diariamente o site da faculdade para a qual está concorrendo.
Para saber quanto as listas de espera rodam ou mais informações sobre o funcionamento delas, acesso o texto do GUIA DO ESTUDANTE sobre o assunto.
Sisu
Criado em 2010, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) tornou-se a maior porta de acesso às universidades públicas brasileiras. Por meio da nota do Enem, o Sisu seleciona estudantes para quase todas as universidades estaduais e federais do país.
Assim como o Prouni, ele também acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre. O requisito básico para se inscrever é ter realizado o Enem 2021 e não ter zerado a redação. Quem fez o exame como treineiro também não pode concorrer.
Não é necessário atender a critérios socioeconômicos para a inscrição no Sisu. O programa, no entanto, reserva uma parte das vagas para egressos de escolas públicas e pessoas pretas, pardas ou indígenas. Para entender melhor como funciona o Sisu acesse este link.