Racismo e armamento foram temas de redação da Unicamp 2023
Candidatos deveriam escolher apenas um dos temas, que pertenciam aos gêneros "depoimento" e "texto de convocação"
![racismo e armamento; redação unicamp; tema de redação](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2022/12/racismo-e-armamento.jpg?quality=100&strip=info&w=930&h=592&crop=1)
O racismo e o armamento no Brasil foram os temas de redação da Unicamp 2023, que teve o primeiro dia da segunda fase aplicado neste domingo (11). Como de costume, dois temas foram apresentados aos candidatos e eles deveriam dissertar a respeito de apenas um deles. As propostas pertenciam a dois gêneros textuais distintos: uma carta de convocação e um depoimento.
No tema relacionado ao armamento, foi apresentada uma situação hipotética ao candidato. Ele deveria imaginar que teve uma amiga morta por um disparo acidental de arma de fogo e que, um ano depois, um clube de tiro estaria prestes a ser aberto em seu bairro. Diante da situação, foi pedido que ele escrevesse um texto de convocação para a associação de moradores do bairro para discutir o tema.
Observe a proposta completa e os textos de apoio:
![segunda fase unicamp-3_page-0001 segunda fase unicamp; redação unicamp](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2022/12/segunda-fase-unicamp-3_page-0001.jpg?quality=100&strip=info&w=1024&crop=1)
O mais importante nesta proposta, destaca o professor de redação do Curso Anglo, Felipe Leal, era que os candidatos seguissem as orientações da banca: destacar os perigos da abertura do clube de tiros, apresentar argumentos contrários à posse e porte de armas de fogo e criticar uma política pública de armamento da população.
A coletânea dava elementos para essa argumentação ao indicar, por exemplo, o aumento de mortes por arma de fogo diante do armamento de civis. A legislação a respeito do porte e posse de armas também poderia ajudar na construção do texto.
Já a segunda proposta tratava de um projeto de educação antirracista lançado em uma escola. A direção do colégio solicitou que estudantes relatassem, em depoimento anônimo, se já haviam vivenciado uma situação de racismo – como vítima, agressor ou espectador. No depoimento, o estudante deveria, obrigatoriamente:
a) declarar como se identifica racialmente;
b) relatar se já presenciou, cometeu ou sofreu algum ato de racismo dentro do colégio e
c) explicar como a diversidade étnico-racial é tratada nesse espaço escolar: no currículo, ou nos conflitos cotidianos, ou na contratação de professoras/es, ou na presença de alunas/os negras/os.
Observe a proposta completa e os textos de apoio:
![segunda fase unicamp-4_page-0001 segunda fase unicamp; redação unicamp](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2022/12/segunda-fase-unicamp-4_page-0001.jpg?quality=100&strip=info&w=1024&crop=1)
Aqui, era importante que o candidato seguisse os comandos exigidos pela banca – também chamados de “proposta temática” – indicados nas letras a, b e c. A professora Daniela Toffoli, do Curso Anglo, aponta que eles são parte essencial na composição da nota.
“Basicamente, a Unicamp queria que o aluno destacasse a importância deste tema [racismo] especialmente na educação”, afirma a professora, lembrando que a universidade valoriza em suas provas a formação cidadã. Para Daniela, a coletânea deste tema foi “riquíssima”, fornecendo todas as informações necessárias para contextualizar o texto.
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