Fuvest 2014: Baixe a prova de Português e Redação da segunda fase
Tema da redação foi a situação dos idosos no Brasil e no mundo
A Fuvest divulgou na tarde deste domingo (5) o caderno de questões do primeiro dia da segunda fase do seu processo seletivo de 2014. O vestibular seleciona os alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e a Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa.
>> Acompanhe a correção comentada da prova
A prova de redação trouxe um texto do jornal britânico The Guardian sobre uma declaração dada pelo ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, em que ele dizia que os "idosos deviam se apressar em morrer". A proposta pedia aos candidatos que discutissem a situação dos idosos no Brasil e no mundo.
“Foi um tema trabalhoso, pois não bastava se posicionar contra a declaração do ministro – o candidato precisava escolher e trabalhar um dos aspectos sociais e culturais envolvidos na questão”, diz o professor Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante.
Segundo ele, as dez questões dissertativas da prova de Português não trouxeram surpresas e seguiram o padrão de dificuldade dos outros anos. “Das quatro questões de literatura, três abordaram livros que entraram há pouco tempo na lista de obras obrigatórias (‘Til’, ‘Sentimento do Mundo’ e ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’), uma tendência que temos observado há algum tempo”, explica.
Índice de abstenção foi menor que no passado
Dos 32.569 candidatos convocados para a segunda fase, 2.542 deixaram de comparecer ao primeiro dia de prova, uma taxa de 7,80% de abstenção – menor que a de 2013, que teve 2.651 ausentes (8,50% do total de convocados). Estão em jogo 11.157 vagas (11.057 na USP e 100 no curso de medicina da Santa Casa).
Provas
As provas acontecem até terça-feira (7) e terão 4h de duração. Neste domingo, serão 10 questões (sempre dissertativas) de Português e uma redação. Na segunda (6) os candidatos responderão 16 questões de diversas matérias (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês) e na terça serão 12 questões de duas ou três disciplinas (6 ou 4 de cada), de acordo com a carreira escolhida.
Os portões serão abertos às 12h30 de cada dia e se fecharão, impreterivelmente, às 13h para o início da prova.
Resultado
Em 1º de fevereiro será divulgada a primeira chamada com a lista de aprovados. A matrícula terá duas fases, ambas obrigatórias. A primeira, não presencial, será feita pela internet entre os dias 4 e 5 de fevereiro. A segunda etapa, presencial, será realizada nos dias 12 e 13 do mesmo mês, com a entre dos documentos para registro acadêmicos no Serviço de Graduação da Unidade (Escola, Faculdade ou Instituto) responsável pelo oferecimento do curso para o qual o estudante foi chamado.
A segunda chamada será divulgada em 7 de fevereiro, com matrículas não presenciais em 8 e 9 do mesmo mês e presenciais nos dias 12 e 13.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem