O processo de seleção para universidades do exterior pode ser bastante diferente do processo brasileiro. Enquanto aqui o costume é fazermos o vestibular, um exame que pode ser dividido em duas fases e é, basicamente, um “provão” que avalia os conhecimentos do ensino médio, lá fora as coisas rolam de outro jeito: avaliação de histórico escolar, fluência no idioma e até mesmo análise pessoal do aluno fazem parte do procedimento.
O Estudar Fora, em parceria com o GUIA DO ESTUDANTE, traz a nova websérie Como se candidatar para estudar fora, que esclarecerá as dúvidas de quem quer estudar no exterior mas não sabe por onde começar em sua candidatura. Neste primeiro vídeo, a Thalita Crompton, do British Council, explica como é o processo específico do Reino Unido, chamado application.
Para estudar fora, você provavelmente vai precisar comprovar a sua proficiência na língua em que fará o curso. O Guia do Estudante tem uma plataforma para te ajudar a tirar o certificado de Inglês! Conheça clicando aqui.
Por lá, esse processo é feito por meio do UCAS, uma plataforma que reúne todas as instituições de ensino superior e através do qual o estudante pode se candidatar a até cinco universidades de uma só vez. Veja o vídeo abaixo: