Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

Aluno mais jovem já aprovado em Medicina e no ITA ganha bolsa para lideranças

"Medicina nunca me cativou tanto", afirma o estudante aprovado cinco vezes para o curso, mas que acabou escolhendo outra carreira

Por Taís Ilhéu
1 set 2025, 18h00
caio temponi
 (Arquivo pessoal/Reprodução)
Continua após publicidade

A história de Caio Temponi, 17 anos, acaba de ganhar um novo capítulo impressionante. O jovem foi selecionado na mais recente turma do Programa Líderes Estudar, que oferece bolsas de estudo e mentoria para estudantes de destaque. Em entrevista ao GUIA DO ESTUDANTE, Caio se mostrou empolgado e honrado em fazer parte de um grupo de alunos, segundo ele, tão inteligentes e dedicados.

“Já conheci muitas pessoas bem legais, e tenho certeza de que ainda vou conhecer muita gente mais interessante por aí. É uma grande alegria”.

+ “Um dos maiores desafios é não enlouquecer”, afirma estudante aprovado na Unicamp, USP e Unifesp

Quem conhece sua trajetória, sabe que não teria como ele estar de fora desta turma seleta.

“Eu comecei a fazer concursos com 9 anos de idade”, relembra, “o primeiro que fiz foi o Colégio Militar de Juiz de Fora”. O resultado? Aprovado em primeiro lugar. Daí para frente, colecionou colocações de destaque. Com 13 anos já realizava o sonho de milhares de estudantes, com a aprovação no curso de Medicina – depois, viu seu nome outras quatro vezes na lista de aprovados para o curso.

Continua após a publicidade

Também foi o mais jovem candidato a passar no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), aos 14 anos, considerado um dos vestibulares mais difíceis do país. Apesar disso, os cursos de Medicina e Engenharia, que fazem brilhar os olhos de tanta gente, não tinham o mesmo efeito sobre ele. “Acho que, com certeza, Medicina é bem legal. Mas nunca foi uma área que me cativou tanto”.

Em 2023, Caio bateu o martelo quando saíram suas notas do Enem: iria se matricular em Direito na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Mas não apenas, já que ao mesmo também começou o curso de Matemática em uma instituição particular – no Brasil, não é permitido fazer duas faculdades públicas ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

Neste mesmo ano, foi escolhido representante na Sociedade Internacional de Superdotados (IIS).

O plano, contou ao GUIA, é prestar o concurso para juiz futuramente – e nada de estudar em cima da hora, ele já está de olho nas provas anteriores para construir uma boa base. Já a matemática, terror de alguns, para ele é hobby.

+ Ele passou em Medicina na USP – mas escolheu outro curso e universidade

Continua após a publicidade

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR OFERTA

Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site
Apenas R$ 2,99/mês*
MELHOR OFERTA

Plano Mensal

R$ 19,90/mês