O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para oportunidade de bolsa de pós-doutorado vinculada ao Projeto Temático “Paisagens Jê do Sul do Brasil: História, Ecologia e Poder numa paisagem transicional durante o Holoceno tardio”.
O projeto é apoiado pela parceria entre a FAPESP e um dos Conselhos de Pesquisa do Reino Unido – Arts and Humanities Research Council (AHRC). A função do bolsista será administrar o banco de dados de informação geográfica (SIG) do projeto, montado a partir da consulta a projetos de arqueologia acadêmica e de arqueologia preventiva depositados em arquivos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nas superintendências de Florianópolis, Brasília e Rio de Janeiro. Além disso, o candidato coordenará sessões de campo em Ubirici (SC) e supervisionará técnicos e estudantes que realizarão análise de material cerâmico proveniente do projeto.
Entre as exigências para participação é que o candidato possua título de doutorado em Arqueologia ou área correlata, conhecimento na arqueologia dos grupos Jê Meridionais, experiência em todas as etapas da pesquisa arqueológica e domínio do ARCGis Desktop. Também é desejável experiência em análise microbotânica, análise de material cerâmico e lítico e na escavação e coleta de microvestígios botânicos.
Para se inscrever os candidatos devem enviar carta de interesse, curriculum vitae e dois contatos de referência para o professor Paulo DeBlasis (lar.mae@usp.br), pesquisador principal do Projeto Temático até 08 de junho. A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros.
Mais informações sobre a bolsa estão disponíveis no site da FAPESP.
LEIA MAIS