10 cursos de graça para quem tem interesse na área ambiental
Conheça 10 cursos online e gratuitos de universidades como Columbia e Manchester para quem se interessa por meio ambiente e sustentabilidade
Por Claudia Gasparini, de EXAME.com
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h56 - Publicado em 24 jul 2015, 11h54
(/)
1/11 Do efeito estufa à extinção de diversas espécies, o planeta está vivendo momentos difíceis. Mas é bom lembrar que nunca houve tanto interesse em sustentabilidade. Na opinião de Daphne Koller, presidente da plataforma de ensino online Coursera, a atenção global sobre o meio ambiente cresceu significativamente nos últimos 20 anos. O assunto não se restringe aos muros da academia: veja a seguir 10 cursos online oferecidos pelo Coursera para quem quer aprender mais sobre a natureza e explorar formas de protegê-la. Todos são gratuitos. (Imagem: Thinkstock) ()
2/11 O curso apresenta o aluno aos principais desafios e obstáculos no caminho para a sustentabilidade social e ambiental. As aulas são divididas em três partes: o significado de desenvolvimento sustentável, uma breve história do desenvolvimento econômico e o crescimento dentro dos limites do planeta. Ele é oferecido pela Columbia University e tem duração de 5 horas. Todas as aulas estão gravadas e podem ser assistidas através do link no Leia mais. (Imagem: Thinkstock) (Thinkstock/Divulgação)
3/11 O aluno é apresentado aos principais desafios ligados à geração de energia no século 21. De combustíveis a comida, o tema é analisado sob o ponto de vista de diversas disciplinas, como biologia, economia, ciências sociais e engenharia. O curso é oferecido pela University of California e tem duração de 45 horas. Para saber mais, clique em Leia mais. (Imagem: Thinkstock) ()
4/11 Células solares orgânicas ou poliméricas são uma promissora fonte de energia renovável. O curso analisa o assunto sob o prisma teórico, além de descrever os três principais ramos de pesquisa no campo. Oferecido pela Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), o curso tem duração de 10 horas. Para saber mais, clique em Leia mais. (Imagem: Thinkstock) ()
5/11 Os estudantes são convidados a entender o planeta como um sistema integrado composto por água, gelo, terra, ar e vida. O objetivo é mostrar como as mudanças climáticas, resultado de diversos processos geológicos, podem definir a história do planeta e levar à extinção de muitas espécies. O curso é da University of Manchester. Para saber mais, clique em Leia mais. (Imagem: Thinkstock) ()
6/11 Se nenhuma medida for tomada para combater as mudanças climáticas, um aumento de 4 graus centígrados na temperatura global será inevitável até o fim do século 21. Neste curso, são apresentadas as últimas evidências científicas sobre o assunto, bem como algumas ações possíveis para reverter a situação. O curso é oferecido pelo The World Bank Group. Para saber mais, clique em Leia mais.(Imagem: Pool/Getty Images) (Pool/Getty Images)
7/11 O ponto de partida do curso é a ideia de que todos os sistemas energéticos - sejam de origem fóssil ou renovável - dependem de recursos geológicos finitos. Com base nessa premissa, o professor mostra como consumidores e produtores de energia podem tomar decisões mais sábias no futuro. Oferecido pela University of Wisconsin-Madison, o curso tem duração de 4 semanas. Para saber mais, clique em Leia mais. (Imagem: Thinkstock) ()
8/11 Sustentabilidade não é apenas um conceito ambiental, social ou econômico: a noção também inclui princípios morais ou éticos. Neste curso, o aluno será desafiado a refinar sua própria compreensão do assunto, à luz de novas definições e conceitos. O objetivo é desenvolver uma ética própria e uma resposta pessoal aos desafios ambientais e sociais da atualidade. O curso é da University of Edinburgh e tem duração de 5 semanas. Para saber mais, clique em Leia mais. (Imagem: Thinkstock) ()
9/11 Todo ano, cerca de um terço de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada. O objetivo das aulas é apresentar um panorama sobre a perda de grãos após colheitas em todo o mundo. O professor aborda as principais razões técnicas, físicas e sociais para o problema - e como lutar contra ele. Oferecido pela University of Illinois at Urbana-Champaign, o curso dura 4 semanas. Para saber mais, clique em Leia mais. (Imagem: Thinkstock) ()
10/11 O objetivo das aulas é mostrar como criar uma economia mais verde tanto do ponto de vista individual quanto coletivo. A referência é a Escandinávia, região cujo pioneirismo nas questões ambientais remonta à década de 1970. O aluno conhece as principais iniciativas dos países nórdicos e é convidado a pensar sobre como adaptá-las a outras regiões e contextos. O curso é da Lund University, tem duração de 5 semanas e tem início marcado para o dia 14 de setembro. Para saber mais, clique em Leia mais. (Imagem: Thinkstock) (thinkstock/Thinkstock)
11/11 A cidade é o artefato mais complexo já produzido pela humanidade. Mas como torná-la mais verde e habitável? O curso se desenrola a partir dessa pergunta, e usa a cidade de Sydney, na Austrália, para mostrar como a Arquitetura, o Direito e a Engenharia podem ajudar a criar um espaço urbano mais sustentável. Oferecido pela University of New South Wales (UNSW Australia), o curso dura 8 semanas e deve começar em outubro. Para saber mais, clique em Leia mais. (Imagem: Thinkstock) ()