10 competências que todo profissional vai precisar até 2020
Confira as habilidades que vão ganhar destaque no mercado de trabalho, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial

As mudanças são justificadas no contexto da chamada Quarta Revolução Industrial: era da robótica avançada, automação no transporte, inteligência artificial e aprendizagem automática.
Sim, nos próximos quatro anos estes, e fatores sócio econômicos, geopolíticos e demográficos, terão impacto direto no mundo do trabalho: seja no surgimento ou desaparecimento de profissões, seja no hall de habilidades demandadas pelo mercado. A seguir, veja as 10 habilidades que todo profissional vai precisar até 2020, em maior ou menor escala, para ter sucesso no trabalho.(Imagem: iStock) ()



Lembre-se: os robôs perdem para nós em criatividade. Ainda não conseguem ter ideias inusitadas e inteligentes ou desenvolver alternativas criativas para resolver problemas. Por isso, a habilidade que era a 10ª da lista de previsões das demandas de mercado para 2015, agora faz parte das três habilidades mais destacadas para 2020. (Imagem: iStock) ()


Vale destacar que, para líderes, trata-se de uma competência crítica. É que aspectos ligados à colaboração e facilitação de processos são algumas das características que especialistas apostam como obrigatórias nos CEOs do futuro. (Imagem: iStock) (istock/iStock)

Segundo o professor britânico Dave Snowden - fundador da Cognitive Edge, uma rede de pesquisa internacional, e criador do Cynefin Framework, um bom líder será sempre bom na tomada de decisões em ambientes de alta complexidade, contexto mais frequente na rotina corporativa. Acertar em soluções neste ambiente é meio caminho para o sucesso no mundo dos negócios, de acordo com o especialista. (Imagem: iStock) ()



O relatório cita os setores de bens de consumo, comunicação e tecnologia da informação como aqueles que mais vão exigir esta capacidade de seus profissionais. (Imagem: iStock) (Istock/Guia do Estudante/iStock)