O que significa CLT? Conheça a história deste direito
Getúlio Vargas realmente saiu da vida para entrar para a História, deixando para trás a Consolidação das Leis do Trabalho
Se você já ouviu alguém falar em “trabalhar com carteira assinada”, provavelmente também escutou a sigla CLT no meio da conversa. Mas afinal, o que significa essa sigla? “CLT” quer dizer “Consolidação das Leis do Trabalho“. Ela não é apenas a caderneta física ou a Carteira de Trabalho Digital, no aplicativo do governo, mas também uma lei que reúne as principais regras que organizam as relações empregatícias no Brasil.
Criada em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas, é uma das legislações trabalhistas mais reconhecidas do mundo. E conhecer a CLT quer dizer conhecer seus direitos – e deveres – no mercado de trabalho.
Abaixo, veja tudo que abrange a lei e sua origem!
+ Uma breve história dos direitos trabalhistas
O que está na CLT?
A Consolidação das Leis do Trabalho regula desde a forma como um contrato de emprego deve ser feito até direitos e deveres de empregadores e empregados. Trabalhar sob o regime da CLT significa ter a famosa “carteira assinada”, o que garante uma série de direitos ao trabalhador.
Entre os pontos previstos estão:
- Jornada de trabalho de oito horas diárias;
- Férias remuneradas anuais;
- 13º salário proporcional;
- Aviso prévio em caso de demissão;
- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- Licenças remuneradas.
Hoje, já se discute também trabalhos remotos na CLT, como apontado no artigo 6, que diz não haver diferença entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador ou a distância. Também está previsto na CLT os deveres do funcionário e dos sindicatos, assim como dos responsáveis legais por aprendizes.
É citado, por exemplo, no artigo 424:
“É dever dos responsáveis legais de menores, pais, mães, ou tutores, afastá-los de empregos que diminuam consideravelmente o seu tempo de estudo, reduzam o tempo de repouso necessário à sua saúde e constituição física, ou prejudiquem a sua educação moral.”
Ou seja, a Consolidação das Leis do Trabalho abrange todos os profissionais formais, exceto estagiários, que possuem sua própria lei.
+ Por que existe salário mínimo?
A origem da CLT
Em 1943, no dia 1º de maio, foi promulgada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O contexto de sua criação é particular: o governo buscava legitimidade para a figura de Getúlio Vargas.
Mais do que apenas ser legítimo, Vargas, que acabara de instituir o Estado Novo, buscava personificar a figura de “pai dos pobres”.
O país passava por uma fase de desenvolvimento: o número de trabalhadores aumentava e suas reivindicações também. Por isso, era necessário unificar as leis do trabalho. A CLT garantiu parte das demandas dos trabalhadores.
Leis posteriores assegurariam também 13º salário e repouso semanal remunerado.
+ CLT ou PJ? Entenda as diferenças e vantagens
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Resultado do Sisu 2024 já está disponível! Veja como acessar
Influencer usa papel alumínio e vira antena de rádio? A física explica
Unicamp 2025: período para solicitar isenção da taxa é prorrogado
Como “Vida de Inseto” explica a luta de classes de Karl Marx