Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Internet das Coisas: como trabalhar nessa promissora área da tecnologia

Especialista de inovação destaca conhecimentos e habilidades para quem quer ingressar no mundo em que tudo está conectado

Por Juliana Morales
Atualizado em 4 mar 2021, 10h32 - Publicado em 4 mar 2021, 10h18

Internet das Coisas (IoT) é um termo criado em setembro de 1999 pelo cientista da computação britânico Kevin Ashton. Ele usou o conceito ao defender a ideia de colocar tags de identificação de radiofrequência e outros sensores em embalagens de produtos. Eles gerariam dados sobre a localização dos itens quando fossem escaneados em um armazém, em prateleiras e até mesmo após a venda.

Com a evolução rápida da tecnologia nos últimos anos, essa ideia de conectar objetos físicos do dia a dia com uma rede, tornando-os capazes de reunir e transmitir dados, foi virando realidade em diversos âmbitos. A proliferação da internet com custos menores popularizou o conceito de IoT. 

O resultado disso presenciamos facilmente, e cada vez mais, no nosso cotidiano. Um exemplo é o smartwatch, que otimiza as funções do celular, além de monitorar em tempo real de batimentos cardíacos e auxiliar no desempenho durante atividades físicas. Outro acessório “inteligente” é o termostato, que mede a temperatura de um ambiente, regulando ar-condicionado ou aquecedores. Na área da saúde e da agricultura também encontramos diversos dispositivos conectados.

Mercado de trabalho

Segundo estimativas da Fundação Getulio Vargas, o setor de tecnologia cresce cerca de 40% ao ano, o que deve se traduzir em um mercado de 11 trilhões de dólares até 2025. O crescimento também gera oportunidades bacanas de trabalho. Eduardo Conejo, gerente sênior de Inovação da Samsung, é um dos profissionais que atuam na área e fala um pouco do perfil de quem quer trabalhar na era em que tudo está conectado à rede

São vários os caminhos para chegar até a área de IoT, que ainda é bastante recente. Conejo, por exemplo, é formado em Engenharia Mecânica. Em sua graduação, além de ter contato com conhecimentos de eletrônica e elétrica, ele conheceu a mecânica computacional: a junção de equipamentos e softwares para desenvolver soluções e dar suporte à engenharia mecânica. “Sempre gostei de programar, então usei o conhecimento da engenharia combinado com essa vertente da computação”, conta.

Além dos campos de Engenharia que dão conhecimentos de tecnologia, e graduações como Ciência da Computação, cursos técnicos ou tecnólogos em computação, informática e eletrônica oferecem uma boa base para quem quer começar na área. Vamos dar exemplos de cursos ao longo dessa matéria. 

Continua após a publicidade

+ Conheça melhor os diferentes tipos de Engenharia

Perfil do profissional

Para trabalhar com IoT, Conejo aponta que, além de ter afinidade com Matemática, é importante que o estudante tenha um perfil generalista. Ou seja, seja flexível para entender um pouco de áreas que não são da sua formação básica mas com as quais, durante o trabalho, precisaráo dialogar.

Ele exemplifica com a relação bastante frequente da tecnologia com a saúde: “Quando pensamos em soluções como um relógio que monitora parâmetros da saúde de um paciente, é necessário um bom diálogo com médicos. Não vai ser especialista, mas vai mapear informações necessárias. É preciso entender, mesmo genericamente, algum ponto específico da área da medicina, no qual o relógio vai ser utilizado. Assim facilita para desenvolver ou adaptar para alcançar um resultado melhor”, explica.

Habilidades e conhecimentos

Se você se interessa por tecnologia e pensa em trabalhar com Internet das Coisas, confira conhecimentos importantes para entrar na área, segundo o especialista de inovação da Samsumg.

Telecomunicação

Conhecer as redes de telecomunicações é necessário em algumas soluções de IoT para definir qual rede utilizar em cada caso. “Um dos exemplos disso é o carro autônomo, que está o tempo inteiro ligado à internet. Nesse caso o 5G é mandatório, porque essa rede permite um volume gigantesco de dados trafegando”, explica Conejo.

Continua após a publicidade

+ Saiba mais sobre o tecnólogo de Sistemas de Telecomunicações

Eletrônica

Conejo aponta a importância de interessados pela área terem noções básicas de corrente contínua e alternada, e entender por que alguns equipamentos usam bateria e outros são ligados à tomada. “Mesmo que você não vá trabalhar nessa área, é um conhecimento útil, já que todos nós usamos aparelhos eletrônicos”.

Empreendedorismo

Visão de negócio é muito útil para quem quer ter sua própria empresa de tecnologia, mas também para quem é funcionário. “Hoje é esperado que você seja um empreendedor dentro da empresa: tenha iniciativas, ideias e proponha soluções”, diz Conejo.

+ Confira 9 documentários para quem sonha em empreender

Continua após a publicidade

Programação

Se você pensa em atuar na área de Internet das Coisas, programação é uma das habilidades que você precisa ter, em menor ou maior grau, dependendo da sua função. “Mesmo que você não vá implementar o código, precisa entender o mínimo do que é esse mundo do desenvolvimento de código”, afirma Conejo. O especialista destaca a linguagem Python, que pode ser utilizada nas mais diversas aplicações, como desktop, web, servidores e ciência de dados.

O programa de capacitação Samsung Ocean terá uma abordagem completa sobre Python na agenda de cursos online e gratuitos de março. #Ficaadica 🙂 

Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico. Bolsas de Estudo com desconto de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

Publicidade
Publicidade
Internet das Coisas: como trabalhar nessa promissora área da tecnologia
Mundo do Trabalho
Internet das Coisas: como trabalhar nessa promissora área da tecnologia
Especialista de inovação destaca conhecimentos e habilidades para quem quer ingressar no mundo em que tudo está conectado

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.