Sabe quando você gosta tanto de um hobby que começa a cogitar se não seria possível transformá-lo em profissão? Saiba que em muitos casos isso é possível! Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE fez uma lista que vai agradar – e muito – quem é apaixonado por livros. Além das carreiras que estão diretamente ligadas ao tema, como Letras, também existem opções para quem quer explorar outras habilidades enquanto trabalha na área, como Design Gráfico.
Afinal, há toda uma linha de produção por trás do mercado editorial que vai desde as profissões mais criativas em termos de escrita ou até as mais administrativas e técnicas. Ou seja, tem opções para todos os gostos e perfis.
Confira abaixo cinco graduações para quem quer trabalhar com livros!
+ 6 livros que personagens de séries, filmes e novelas já leram
Letras
Quem faz o curso de Letras tem um amplo campo de atuação no mercado editorial.
Esse é um dos caminhos mais clássicos para quem quer se tornar escritor, mas as possibilidades vão muito além. Esses bacharéis podem ser contratados por editoras para revisar os textos e garantir a qualidade do material que será publicado. E a revisão não é apenas gramatical, inclui também a coesão e a coerência do conteúdo.
Outra opção é atuar com a tradução de textos. E novamente: o trabalho não é apenas passar as palavras de uma língua para outra, mas fazer as adaptações necessárias de expressões, conceitos e questões culturais.
Biblioteconomia
Essa é para quem quer realmente passar o dia rodeado por livros. O profissional formado nessa área é responsável por cuidar de acervos, sejam eles físicos ou digitais. Para isso, devem classificar, conservar e catalogar livros.
O mercado da área é flexível e é possível trabalhar tanto em bibliotecas quanto em museus, centros de documentação, editoras, escolas, universidades e laboratórios.
+ 7 bibliotecas universitárias que vão te dar vontade de estudar fora
Design gráfico
Os livros vão muito além de palavras e envolvem também a capa, as ilustrações e a diagramação. As imagens fazem toda a diferença na experiência do leitor e é necessário que um profissional capacitado cuide dessa parte. É aí que entra o trabalho do designer gráfico.
Afinal, ninguém quer um livro feio na estante ou ler uma obra com uma fonte inadequada, que dê pouca leitura e dificulte a experiência.
É possível tanto fazer uma graduação quanto cursos técnicos e especializações na área para poder trabalhar especificamente com livros.
Jornalismo
Para quem sonha em ficar mais na parte escrita desse universo, o jornalismo é uma ótima possibilidade. A graduação dará ao profissional as técnicas, as ferramentas, o repertório e as habilidades necessárias para escrever um bom texto.
Além disso, também é possível se especializar na área de assessoria de imprensa, e trabalhar em editoras na divulgação de obras, desde o lançamento até eventos com autores e feiras.
+ 5 documentários para quem quer ser jornalista
Produção editorial
Algumas universidades oferecem o curso de Produção Editorial, que é o mais especializado da lista e para quem realmente quer mergulhar nesse universo. A formação inclui todo o processo de produção de um livro e prepara o profissional para atuar em diferentes setores de uma editora, desde a produção até a edição.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.