Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

4 profissões para quem gosta de aviação

Seja no céu ou no solo, as opções para quem deseja seguir uma carreira nessa área são variadas

Por Ludimila Ferreira
14 jul 2024, 19h00
avião
 (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Nem só de comissários de bordo e pilotos se fazem as viagens de avião! Se você é uma pessoa apaixonada por aviação, mas não sabe que profissão seguir, adiantamos que existem mais possibilidades de carreira do que parece. Dá para trabalhar diretamente com as aeronaves construindo peças, ser um balizador e ajudar o piloto a estacionar na pista ou até mesmo construir aeroportos. Tudo vai depender de em que lugar você deseja estar e das suas aptidões!

Para te ajudar, listamos 4 profissões para quem gosta de aviação e as principais atribuições de cada uma delas. Confira:

+ 7 profissões para quem odeia rotina

Engenheiro aeronáutico

engenheiro aeronáutico
(Canva/Reprodução)

O profissional formado em Engenharia Aeronáutica projeta e desenvolve peças de avião, helicópteros, entre outras aeronaves. O engenheiro precisa pesquisar, desenvolver conceitos de design, testar protótipos, analisar o desempenho dos projetos criados, criar o produto final e fazer a manutenção dele.

Continua após a publicidade

Também pode trabalhar com a construção dos aeroportos, planejamento de linhas e o gerenciamento de tráfego aéreo. É possível ingressar na carreira de manutenção de aeronaves por meio de um curso superior de tecnologia ou um bacharelado de até 5 anos. Indústrias aeronáuticas, como a Embraer, e companhias áreas são as principais empregadoras deste engenheiro.

+ Conheça os 34 tipos de Engenharia que existem

Mecânico de aeronaves

mecânico de aeronaves
(Canva/Reprodução)

Para se tornar mecânico de aeronaves é necessário realizar um curso técnico ou tecnológico na área, seja a nível superior ou Ensino Médio profissionalizante. Também existem cursos livres homologados (autorizados e supervisionados) pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil, órgão do governo federal).

Continua após a publicidade

A formação dura em média 2 anos, é ofertada em três especialidades e o estudante pode se dedicar a mais de uma. As opções são:

  • Manutenção da estrutura física e dos sistemas de pressurização e refrigeração da célula do avião;
  • Funcionamento de toda a parte mecânica, como propulsores, comando mecânicos de flaps, trens de pouso;
  • E instrumentos eletrônicos da cabine de comando.

É uma das carreiras mais importantes da área da aviação já que é a responsável por realizar reparos e ações preventivas que garantem a segurança dos passageiros e funcionários quando a aeronave estiver no ar.

+ Como é o mercado de trabalho para um mecânico de aeronaves?

Comissário de bordo

comissário de bordo
(Canva/Reprodução)

Chegamos ao queridinho do momento. Antes chamada de “aeromoça”, esta era uma profissão vista como feminina, mas o cenário vem mudando. Para se tornar comissário de bordo é necessário realizar um curso preparatório ministrado por alguma escola credenciada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), órgão do governo federal que normatiza, fiscaliza e controla a aviação civil no Brasil.

O curso dura de 4 a 8 meses e, depois da conclusão, o estudante realiza uma prova ministrada pela própria ANAC para enfim poder enviar currículos e participar de processos de seleção no mercado de trabalho.

No curso, os estudantes têm contato com aulas teóricas e práticas que envolvem temas como meteorologia, primeiros socorros, conhecimentos básicos sobre aeronaves e navegação aérea, regulamentação da profissão e do sistema de aviação civil, sobrevivência na selva, busca e preparação de alimentos, construção de abrigos, além de automaquiagem.

Algumas responsabilidades desse profissional são receber pedidos, servir comidas e bebidas, responder perguntas, oferecer assistência e fornecer informações de segurança aos passageiros.

Continua após a publicidade

+ 6 carreiras para quem quer ver o mundo

Piloto de avião

piloto de avião
(Canva/Reprodução)

O piloto é responsável por se comunicar com os controladores de tráfego aéreo, com os passageiros e pilotar o avião. É necessário iniciar na carreira como piloto privado, após realizar um breve curso profissionalizante em uma escola reconhecida pela ANAC e voar por, pelo menos, 40 horas. Depois, é possível se tornar piloto comercial e de linha aérea.

Não é obrigatório ter um diploma de bacharel, mas aos olhos da empresas aéreas ter o curso de Ciências Aeronáuticas no currículo é bem-vindo. Nessa profissão, a concentração e capacidade de tomar decisões sensatas sob pressão são vitais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

+ Como virar piloto da Aeronáutica?

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
4 profissões para quem gosta de aviação
Mundo do Trabalho
4 profissões para quem gosta de aviação
Seja no céu ou no solo, as opções para quem deseja seguir uma carreira nessa área são variadas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.