Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O que é o ‘tribunal ideológico’ que o MEC quer criar para avaliar o Enem

MEC planeja comissão que avaliará "questões subjetivas" e itens que vão contra "valores morais"

Por Juliana Morales
Atualizado em 9 set 2021, 20h58 - Publicado em 18 jun 2021, 18h51

Recentemente o ministro da Educação, Milton Ribeiro, falou em entrevista da possibilidade de analisar pessoalmente as questões do Enem para evitar “perguntas muito subjetivas e até mesmo com cunho ideológico”. Tempos depois, ele voltou atrás e disse que não terá acesso às questões do exame.

A reportagem da Folha de S.Paulo teve acesso à minuta de uma portaria do Inep, responsável pelo Enem, “que estabelece uma espécie de tribunal ideológico, com a criação de uma nova instância de análise dos itens das avaliações da educação básica”. A comissão permanente, segundo o documento, não permitirá “questões subjetivas” e terá atenção a “valores morais”.

Ainda de acordo com o documento, o grupo será formado pelo presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, o diretor de Avaliação da Educação Básica e outros dois integrantes externos para cada uma das quatro áreas avaliadas pela prova (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).

Iniciativa desse tipo não é novidade no governo Bolsonaro. Em 2019, foi criada uma comissão para inspecionar os itens do Enem. O parecer desaconselhava o uso de 66 questões na prova, além de sugerir a troca da palavra “ditadura” por “regime militar” em uma das perguntas do exame, defendendo que o termo geraria “leitura direcionada da história”.

Críticas e preocupações

Servidores da área técnica do Ministério da Educação estão preocupados com a escolha dos membros para compor a comissão, como apurou a Folha em outra reportagem. Em abril, funcionários do Inep publicaram uma carta alertando sobre os riscos das nomeações ideológicas no órgão e sucessivas trocas de comando.

Continua após a publicidade

Em  junho, o ministro Ribeiro nomeou integrantes sem especialização em avaliação, área de atuação do INEP. Entre eles, o deputado estadual de São Paulo, Tenente Coimbra (PSL), militar da reserva e o pastor e reitor da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira).

Segundo a Folha, Milton Ribeiro está tratando o tema com urgência, por isso a publicação oficial da portaria da comissão para avaliar o “teor ideológico” do Enem 2021 deve sair nos próximos dias.

Publicidade
Publicidade
O que é o ‘tribunal ideológico’ que o MEC quer criar para avaliar o Enem
Notícia
O que é o ‘tribunal ideológico’ que o MEC quer criar para avaliar o Enem
MEC planeja comissão que avaliará "questões subjetivas" e itens que vão contra "valores morais"

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.