Estudantes que realizaram o Enem 2022 ou Enem 2021 e buscam uma bolsa de estudos em uma universidade particular já podem começar a se preparar. O edital do Prouni 2023/1 foi divulgado nesta sexta-feira (27). De 28 de fevereiro até 3 de março, candidatos que se encaixarem nos critérios de renda do programa poderão se inscrever através do site oficial para pleitear bolsas parciais (50%) ou integrais em instituições de Ensino Superior particulares de todo o país.
A partir do desempenho no Enem e respeitando as modalidades de concorrência na qual se inscreveu, o candidato será classificado seguindo uma ordem de prioridade. Isto é, dentro de cada modalidade será obedecida uma ordem decrescente de notas, priorizando a seguinte hierarquia:
I – professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
II – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
III – estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
IV – estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista;
V – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
VI – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.
Quem pode participar?
Podem participar do Prouni os candidatos que atendam aos critérios de renda do programa e que tenha feito a última ou penúltima edição do Enem, obtendo nota igual ou superior a 450 pontos na média, sem ter zerado a redação.
Como condição, é preciso se encaixar em pelo menos um dos requisitos abaixo.
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
- Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ser uma pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
- Ser um professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
Qual o valor da bolsa?
A porcentagem de desconto na mensalidade é válida durante todo o curso e varia de acordo com a renda familiar do candidato. São duas modalidades de bolsa:
- Bolsa integral, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo;
- Bolsa parcial (50%), no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos.
Nos dois casos, o candidato precisará comprovar durante o período de matrículas a renda familiar.
Quais são as modalidades de concorrência?
No processo seletivo do Prouni, assim como acontece no Sisu e no Fies, há duas modalidades de concorrência:
I – Ampla concorrência;
II – Políticas afirmativas;
- Pessoas com deficiência;
- Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI)
+ Cotas raciais: quem pode concorrer como PPI
Na hora de se inscrever no programa, é dever do candidato selecionar a modalidade de concorrência em que se encaixa. Caso selecione opções de políticas afirmativas, será necessário comprovar as informações durante o período de matrículas.
Quando sai o resultado?
A lista com os candidatos classificados na primeira chamada será divulgada no dia 7 de março. A segunda chamada, no dia 21 de março. O candidato poderá conferir as listas no próprio site do Prouni.
Após a divulgação das listas, inicia-se o período de comprovação de documentação e eventual processo seletivo adicional – algumas instituições requisitam, além do desempenho no Enem, uma prova extra. Para os convocados na primeira chamada, esse período irá do dia 7 ao dia 16 de março. Para a segunda chamada, do dia 21 ao dia 30 de março.
A entrega da documentação é de responsabilidade do candidato e deve respeitar os requisitos de cada instituição. Algumas solicitam a apresentação de forma presencial, outras por meio eletrônico. Cabe o candidato se informar com a universidade.
Para os candidatos que não foram convocados em nenhuma das duas chamadas, há a opção de se inscrever na lista de espera. Para isso, o candidato deve demonstrar interesse em participar da lista através do site do Prouni, entre os dias 5 e 6 de abril. O resultado estará disponível no dia 10 de abril. Os convocados terão do dia 10 a 19 de abril para fazer apresentar a documentação requisitada.
Calendário Prouni 2023/1
Início das inscrições: 28 de fevereiro
Fim das inscrições: 3 de março
Primeira chamada: 7 de março
Comprovação de documentos e eventual processo seletivo adicional: 7 a 16 de março
Segunda chamada: 21 de março
Comprovação de documentos e eventual processo seletivo adicional: 21 a 30 de março
Período para demonstrar interesse na lista de espera: 5 e 6 de abril
Lista de espera: 10 de abril
Comprovação de documentos e eventual processo seletivo adicional: 10 a 19 de abril