da redação
Começam em agosto deste ano as primeiras turmas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), que terá aulas em português e espanhol. Haverá 300 vagas já para o segundo semestre de 2010 metade para brasileiros e metade para argentinos, uruguaios e paraguaios.
A sede da instituição será em Foz do Iguaçu (PR), e a UFPR (Universidade Federal do Paraná) está à frente da implantação dos cursos. O início das atividades será com 6 turmas (cada um com 50 alunos) de graduação, todos com foco na integração regional:
– Ciências Biológicas, Ecologia e biodiversidade matutino
– Relações Internacionais e Integração tarde
– Economia, Integração e Desenvolvimento noite
– Sociedade, Estado e Política na América Latina tarde
– Engenharia Ambiental e Energias Renováveis manhã
– Engenharia Civil de Infraestrutura – manhã
Para os brasileiros, a seleção será feita através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de meio de ano. Ou seja, não haverá vestibular, e só poderá se candidatar quem fez o Enem 2009, no fim do ano passado.
– Sisu de meio de ano: será entre 10 e 14 de junho
INTEGRAÇÃO
A Unila é a primeira universidade federal com turmas internacionais do Brasil. Outras duas estão em fase de implantação.
No Ceará, vai funcionar a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com vagas para estudantes africanos de língua portuguesa. Chapecó, em Santa Catarina, abrigará a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
A seleção de estudantes estrangeiros ficará a cargo do ministério da educação de cada país conveniado.
LEIA MAIS – Notícias de vestibular – Notícias de Enem
Leia mais:
Argentina: espanhol mais barato
Escolas lutam contra ‘portunhol’
Onde estudar: encontre sua faculdade