O período denominado de Thatcherismo começou no Reino Unido em 1979, quando os conservadores vencem as eleições e Margaret Thatcher torna-se primeira-ministra. Ela foi a primeira mulher a dirigir uma democracia moderna.
Durante o seu governo, a maior parte do setor público é privatizada. Os sindicatos se enfraquecem e o desemprego cresce. No mesmo período, o país descobre petróleo no mar do norte.
Em 1982, após a vitória do Reino Unido na Guerra das Malvinas, o governo e a imagem de Thatcher se fortalecem e ela vence as eleições. Entre 1984 e 1985 ela enfrenta, sem fazer concessões, uma greve de mineiros que se estende por mais de um ano. Por conta da atitude que tomou durante a greve, e outras medidas duras de seu governo, ganha o apelido de Dama de Ferro e abre caminho para mais uma reeleição em 1987.
A criação de um novo imposto predial faz a opinião pública voltar-se contra Thatcher e após quase 10 anos no poder o seu governo entra em crise. Em 1990, ela renuncia e é substituída por John Major, também conservador.