Ao lado de História e Geografia, a Sociologia e a Filosofia completam a prova de Ciências Humanas do Enem. Se você costuma colocar essa dupla no final da sua lista de prioridades nos estudos, saiba que, ao menos no Enem, ela pode te render bons pontos e ainda ótimos argumentos na redação!
Assim como acontece com todas as áreas do conhecimento do exame, sociologia e filosofia podem aparecer não só em questões específicas, mas também de forma interdisciplinar com outras matérias. Pode ser pedido, por exemplo, que você relacione acontecimentos da História Antiga com pensadores e filósofos da época.
De forma geral, o exame espera que você consiga, a partir das questões envolvendo sociologia e filosofia, compreender o papel das instituições sociais, políticas e econômicas ao longo da história, identificando os conflitos dessas ordens e as práticas de diferentes movimentos e grupos sociais.
Além disso, a cidadania e a democracia têm posição central nessas disciplinas, e espera-se do candidato uma visão crítica sobre o papel dos meios de comunicação, as mudanças na legislação e a implementação de políticas públicas, bem como da noção de valores éticos. Sempre, é claro, relacionando aos conteúdos programáticos previstos no edital.
A seguir, selecionamos os temas mais recorrentes nos últimos anos de Enem em cada uma dessas disciplinas.
Filosofia
- Aristóteles e escola helenística (18,8%)
- Racionalismo moderno (18,8%)
- Escola sofística, Sócrates e Platão (12,5%)
- Filosofia contemporânea (12,4%)
- Escola de Frankfurt (9,4%)
- Filosofia Medieval (6,3%)
- Idealismo alemão (6,3%)
- Renascimento (6,3%)
- Immanuel Kant (3,1%)
- O surgimento da Filosofia (3,1%)
Sociologia
- Sociologia contemporânea (28,6%)
- Cidadania (14,3%)
- Cultura e educação (14,3%)
- Política, poder e Estado (14,3%)
- Capitalismo (7,1%)
- Economia e sociedade (7,1%)
- Indústria cultural (7,1%)
- Max Weber (3,6%)
- O mundo globalizado (3,6%)