Inverno: Assine Digital Completo por 1,99

Os motivos para ler Conceição Evaristo, segundo estudantes

Na Bienal do Livro Rio 2025, jovens fãs da escritora contam como as obras ajudam a entender o Brasil

Por Taís Ilhéu
20 jun 2025, 19h54
Conceição Evaristo
 (Luccas Diaz/Guia do Estudante)
Continua após publicidade

Vencedora do Prêmio Jabuti, o maior da literatura brasileira, em 2015, a escritora brasileira Conceição Evaristo é uma das mais celebradas da contemporaneidade. Recentemente, foi a única autora a aparecer duas vezes na lista de melhores livros brasileiros do século 21 elaborada pela Folha de S. Paulo. E é reconhecida pelas inúmeras universidades brasileiras que cobram seus livros nos vestibulares. Já são motivos de sobra para dar uma chance aos seus livros, mas nada melhor do ouvir os jovens leitores de Conceição que se apaixonaram pelas obras!

Na Bienal do Livro Rio 2025, o GUIA DO ESTUDANTE perguntou aos fãs de Conceição Evaristo bons motivos para começar a ler a autora.

“Se você quer história brasileira contada de forma verídica, real, é Conceição Evaristo, a melhor escritora que temos atualmente e viva!”, afirma Davi, de 19 anos, que teve contato com a obra da autora na universidade. Yasmin, de 24, enfatiza que este realismo dos livros de Conceição é o destaque de sua produção, já que permite aos leitores se verem refletidos ou compreenderem uma vivência diferente da própria.

“Conceição entrega muito da realidade das pessoas pretas, periféricas. Ela consegue transmitir a vida na periferia de uma forma muito tocante. É bom tanto para você ter uma percepção do que é uma pessoa preta, porque muitas vezes a própria pessoa preta não entende isso, quanto uma pessoa branca ver uma realidade diferente da dela”, explica a jovem.

Para Rafaela, de 17 anos, ler a autora mineira tornou-se também uma “obrigação”, já que no final deste ano ela faz a Fuvest, vestibular da USP, e o livro Canção para Ninar Menino Grande faz parte da lista de leituras exigidas na prova. Mas a admiração por Conceição veio antes, da escola, quando leu Insubmissas Lágrimas de Mulheres Negras. “Eu amei a escrita dela!”, conta.

Continua após a publicidade

Aos que também devem ler a escritora para os vestibulares, Rafaela aconselha: “leia não só por você precisar estudar, passar no vestibular, mas sim para conhecer a cultura do nosso país, para conhecer os nossos escritores nacionais, Conceição é uma escritora maravilhosa”.

View this post on Instagram

A post shared by Guia do Estudante (@guiadoestudante)

 

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Os motivos para ler Conceição Evaristo, segundo estudantes
Estudo
Os motivos para ler Conceição Evaristo, segundo estudantes
Na Bienal do Livro Rio 2025, jovens fãs da escritora contam como as obras ajudam a entender o Brasil

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 1,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.