Ele surgiu na Itália do século 16 mas logo se espalhou pelos países católicos do restante da Europa e da América
Por Natália Becattini
Atualizado em 24 jul 2019, 18h31 - Publicado em 18 out 2013, 15h06
(Peter H/Pixabay/Reprodução)
1/11 Estilo artístico que marcou época em várias artes, incluindo na literatura, pintura e escultura, o Barroco tem grande importância para o Brasil. Veja agora alguns fatos sobre o Barroco. ()
2/11 Forte jogo de oposições e conflitos de natureza espiritual caracterizam o Barroco, estilo artístico que surgiu no final do século XVI, na Itália, e logo se espalhou pelos países católicos do restante da Europa e da América. ()
3/11 Assim como o renascimento, o Barroco tem um grande interesse pela antiguidade clássica, embora essa seja interpretada de forma diferente. O Barroco tem contrastes maiores, esplendor exuberante e maior carga dramática. ()
4/11 Esses contrastes têm explicação: são uma tentativa de juntar o ponto de vista antropocêntrico, desenvolvido com o Renascentismo, com o teocentrismo, que volta a ser tema com a contra-reforma, quando a Igreja Católica tentou recuperar o poder perdido. ()
5/11 Por isso, o Barroco é uma espécie de conflito entre o humanismo, filosofia renascentista, e a tentativa de restaurar a antiga religiosidade da Idade Média. ()
6/11 O primeiro marco do Barroco no Brasil é a publicação do poema épico Prosopopéia, em 1601, pelo poeta português Bento Teixeira. Com 94 estrofes, a obra foi inspirada em Camões e narra a história da família Albuquerque. ()
7/11 O principal nome do Barroco brasileiro é o poeta Gregório de Matos Guerra, que viveu entre 1636 e 1695. Apelidado de Boca do Inferno, Gregório de Matos é considerado o primeiro grande lírico do nosso país. ()
8/11 Já em língua portuguesa o grande nome do barroco é Antônio Vieira, político e padre português. Missionário, Padre Antônio Viera teve várias passagens pelo Brasil. Ele foi chamado por Fernando Pessoa de Imperador da Língua Portuguesa. (Reprodução/Wikimedia Commons)
9/11 Antônio Vieira mostrou os conflitos vividos pelo homem barroco. Os Sermões, publicados a partir de 1679, são a principal obra do padre. O primeiro volume foi lançado quando Antônio Viera estava em LIsboa; o último um ano depois da morte dele, em Salvador. (Reprodução/Wikimedia Commons)
10/11 A estética barroca na organização do organização do discurso tem duas tendências: o cultismo e o conceptismo. O primeiro envolve o uso de linguagem culta e bastante descritiva. Já o segundo envolve o jogo de ideias e conceitos, um raciocínio lógico. ()
11/11 Já a pintura barroca costuma mostrar paisagens, naturezas mortas e cenas populares. O protestantismo motivou os católicos a utilizarem o barroco para divulgarem suas crenças. Um exemplo é a obra Crucificação de Pedro, de Michelangelo Caravaggio. ()