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O que você precisa saber sobre o barroco
Ele surgiu na Itália do século 16 mas logo se espalhou pelos países católicos do restante da Europa e da América
![Estilo artístico que marcou época em várias artes, incluindo na literatura, pintura e escultura, o Barroco tem grande importância para o Brasil. Veja agora alguns fatos sobre o Barroco. Estilo artístico que marcou época em várias artes, incluindo na literatura, pintura e escultura, o Barroco tem grande importância para o Brasil. Veja agora alguns fatos sobre o Barroco.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/barroco-dest.jpg?quality=100&strip=info&w=550&w=636)
![Forte jogo de oposições e conflitos de natureza espiritual caracterizam o Barroco, estilo artístico que surgiu no final do século XVI, na Itália, e logo se espalhou pelos países católicos do restante da Europa e da América. Forte jogo de oposições e conflitos de natureza espiritual caracterizam o Barroco, estilo artístico que surgiu no final do século XVI, na Itália, e logo se espalhou pelos países católicos do restante da Europa e da América.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/maria.jpg?quality=100&strip=info&w=486&w=636)
![Assim como o renascimento, o Barroco tem um grande interesse pela antiguidade clássica, embora essa seja interpretada de forma diferente. O Barroco tem contrastes maiores, esplendor exuberante e maior carga dramática. Assim como o renascimento, o Barroco tem um grande interesse pela antiguidade clássica, embora essa seja interpretada de forma diferente. O Barroco tem contrastes maiores, esplendor exuberante e maior carga dramática.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/pintura-barroca.jpg?quality=100&strip=info&w=455&w=636)
![Esses contrastes têm explicação: são uma tentativa de juntar o ponto de vista antropocêntrico, desenvolvido com o Renascentismo, com o teocentrismo, que volta a ser tema com a contra-reforma, quando a Igreja Católica tentou recuperar o poder perdido. Esses contrastes têm explicação: são uma tentativa de juntar o ponto de vista antropocêntrico, desenvolvido com o Renascentismo, com o teocentrismo, que volta a ser tema com a contra-reforma, quando a Igreja Católica tentou recuperar o poder perdido.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/pintura.jpg?quality=100&strip=info&w=364&w=636)
![Por isso, o Barroco é uma espécie de conflito entre o humanismo, filosofia renascentista, e a tentativa de restaurar a antiga religiosidade da Idade Média. Por isso, o Barroco é uma espécie de conflito entre o humanismo, filosofia renascentista, e a tentativa de restaurar a antiga religiosidade da Idade Média.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/igreja.jpg?quality=100&strip=info&w=426&w=636)
![O primeiro marco do Barroco no Brasil é a publicação do poema épico Prosopopéia, em 1601, pelo poeta português Bento Teixeira. Com 94 estrofes, a obra foi inspirada em Camões e narra a história da família Albuquerque. O primeiro marco do Barroco no Brasil é a publicação do poema épico Prosopopéia, em 1601, pelo poeta português Bento Teixeira. Com 94 estrofes, a obra foi inspirada em Camões e narra a história da família Albuquerque.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/bento-teixeira.jpg?quality=100&strip=info&w=360&w=636)
![O principal nome do Barroco brasileiro é o poeta Gregório de Matos Guerra, que viveu entre 1636 e 1695. Apelidado de Boca do Inferno, Gregório de Matos é considerado o primeiro grande lírico do nosso país. O principal nome do Barroco brasileiro é o poeta Gregório de Matos Guerra, que viveu entre 1636 e 1695. Apelidado de Boca do Inferno, Gregório de Matos é considerado o primeiro grande lírico do nosso país.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/gregorio.jpg?quality=100&strip=info&w=486&w=636)
![Já em língua portuguesa o grande nome do barroco é Antônio Vieira, político e padre português. Missionário, Padre Antônio Viera teve várias passagens pelo Brasil. Ele foi chamado por Fernando Pessoa de Imperador da Língua Portuguesa. Já em língua portuguesa o grande nome do barroco é Antônio Vieira, político e padre português. Missionário, Padre Antônio Viera teve várias passagens pelo Brasil. Ele foi chamado por Fernando Pessoa de Imperador da Língua Portuguesa.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/antonio-vieira.jpg?quality=100&strip=info&crop=0px%2C48px%2C328px%2C223px&resize&w=1024&w=636)
![Antônio Vieira mostrou os conflitos vividos pelo homem barroco. Os Sermões, publicados a partir de 1679, são a principal obra do padre. O primeiro volume foi lançado quando Antônio Viera estava em LIsboa; o último um ano depois da morte dele, em Salvador. Antônio Vieira mostrou os conflitos vividos pelo homem barroco. Os Sermões, publicados a partir de 1679, são a principal obra do padre. O primeiro volume foi lançado quando Antônio Viera estava em LIsboa; o último um ano depois da morte dele, em Salvador.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/antonio-vieira-2.jpg?quality=100&strip=info&crop=0px%2C28px%2C360px%2C245px&resize&w=1024&w=636)
![A estética barroca na organização do organização do discurso tem duas tendências: o cultismo e o conceptismo. O primeiro envolve o uso de linguagem culta e bastante descritiva. Já o segundo envolve o jogo de ideias e conceitos, um raciocínio lógico. A estética barroca na organização do organização do discurso tem duas tendências: o cultismo e o conceptismo. O primeiro envolve o uso de linguagem culta e bastante descritiva. Já o segundo envolve o jogo de ideias e conceitos, um raciocínio lógico.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/gregorio-2.jpg?quality=100&strip=info&w=308&w=636)
![Já a pintura barroca costuma mostrar paisagens, naturezas mortas e cenas populares. O protestantismo motivou os católicos a utilizarem o barroco para divulgarem suas crenças. Um exemplo é a obra Crucificação de Pedro, de Michelangelo Caravaggio. Já a pintura barroca costuma mostrar paisagens, naturezas mortas e cenas populares. O protestantismo motivou os católicos a utilizarem o barroco para divulgarem suas crenças. Um exemplo é a obra Crucificação de Pedro, de Michelangelo Caravaggio.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/pedro.jpg?quality=100&strip=info&w=461&w=636)
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