O que estudar para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem 2013
Por Natália Becattini
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h51 - Publicado em 3 out 2013, 17h54
1/9 A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias vai muito além das disciplinas de Português e Língua Estrangeira. Ela engloba tudo que seja relacionado à comunicação e transmissão de informações. Para se sair bem, o estudante precisa saber interpretar uma variedade de textos e ter um amplo conhecimento geral e sobre as linguagens. Veja agora quais temas podem ser cobrados no Enem 2013. ()
2/9 Conheça as características e saiba identificar cada um dos diferentes gêneros textuais, como artigo de opinião, carta de reclamação, reportagem, manifesto, resenha, entre outros. ()
3/9 Saiba as diferenças e a utilização das normas culta e popular da Língua Portuguesa. ()
4/9 Saiba identificar e entender as figuras de linguagem, como a metáfora, o pleonasmo, metonímia, antítese, eufemismo, ironia e hipérbole, entre outras. ()
5/9 Na prova, muitas vezes é necessário saber relacionar um texto com outros textos ou obras de artes. Para isso, é preciso estar atento aos detalhes e interpretar corretamente o enunciado e os próprios textos. (Guia do Estudante/Guia do Estudante)
6/9 Conheça a cronologia da Literatura Brasileira, as características das correntes literárias e os principais autores de cada uma delas. ()
7/9 Saiba relacionar as escolas literárias ao contexto histórico e a outras correntes artísticas. ()
8/9 Conheça os mecanismos de coesão e progressão de um texto e os recursos argumentativos utilizados na comprovação de uma ideia, além de compreender a intertextualidade e o diálogo entre obras. ()
9/9 Fique atento a efemérides. O Enem costuma explorar as datas comemorativas em suas questões. Em 2013, por exemplo, seria comemorado o centenário de Vinícius de Moraes. ()