O Ministério da Educação (MEC) prevê matricular 2,2 milhões de adultos em turmas de alfabetização ainda este ano. O Brasil tem cerca de 14 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que ainda não sabem ler e escrever, segundo o IBGE.
Segundo o último levantamento do instituto, o Nordeste concentra mais da metade dos brasileiros não alfabetizados – 7,5 milhões. Ainda segundo o IBGE, 1,8 milhões de pessoas frequentaram turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos em 2007. Desses, 45% não sabia ler apesar de ter ido às aulas.
Já as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, reuniam mais de 10,9 milhões de brasileiros no último censo. Essas aulas são equivalentes aos antigos programas de supletivo, para maiores de 18 anos que não completaram os ensinos fundamental ou médio.
Até agora, 23 estados, o Distrito Federal e 1 368 municípios já aderiram ao programa Brasil Alfabetizado, responsável pelos recursos para as aulas. O MEC também coordena capacitações de professores, compra material pedagógico e paga bolsa aos alfabetizadores.