Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Justiça proíbe governo de atacar a dignidade de Paulo Freire

Alvo constante de críticas do presidente Jair Bolsonaro, o Patrono da Educação Brasileira faria cem anos no domingo (19)

Por Wender Starlles
Atualizado em 8 out 2021, 22h51 - Publicado em 17 set 2021, 18h57

Em decisão liminar, a Justiça Federal do Rio de Janeiro proibiu que o governo federal pratique qualquer ato institucional atentório a dignidade de Paulo Freire, educador e filósofo considerado o Patrono da Educação Brasileira que, se estivesse vivo, completaria 100 anos no próximo domingo (19).

A ação concedida pela juíza Geraldine Vital, de maneira provisória e em caráter de urgência — ou seja, ainda cabe recurso —, foi movida pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH).

Entre argumentos utilizados pelo MNDH, está a afirmação apresentada no plano de governo pelo então candidato à presidência Jair Bolsonaro em 2018, ao mencionar a ideia de “expurgar a filosofia freirina das escolas”. O grupo reitera que há “movimentos desqualificadores dos agentes do Governo Federal contra Paulo Freire”.

Na decisão, a juíza explica que “são garantidas as liberdades de expressão, mas não sem limites, notadamente as advindas do poder público que venham a distorcer os princípios e garantias presentes na Constituição”. Ela menciona também que “há risco de dano em não observar o reconhecido por meio da lei em torno da figura do Patrono da Educação Brasileira”.

Paulo Freire vs Bolsonaro

Em 2012, Paulo Freire foi declarado pelo Congresso Nacional o patrono da educação brasileira. Porém, o seu legado também é reconhecido ao redor do mundo. Pelo menos 35 universidades internacionais já concederam ao educador o título de doutor honoris causa.

Continua após a publicidade

No governo federal, tanto o presidente Jair Bolsonaro quanto seus ministros e a base aliada fazem duras críticas ao método de ensino defendido por Freire. Os argumentos utilizados costumam associar a qualidade da educação brasileira a uma possível doutrinação marxista dentro das salas de aulas.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Publicidade
Justiça proíbe governo de atacar a dignidade de Paulo Freire
Estudo
Justiça proíbe governo de atacar a dignidade de Paulo Freire
Alvo constante de críticas do presidente Jair Bolsonaro, o Patrono da Educação Brasileira faria cem anos no domingo (19)

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.