Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Entenda o cálculo que confunde calculadoras e estudantes

Conta misteriosa tem resultado diferente quando feito na calculadora ou no celular. Com os humanos, então, nem se fala: é pura confusão

Por Luccas Diaz
19 Maio 2024, 19h00
Montagem com cenas de vídeos das redes sociais sobre o tema
Conta misteriosa parece confundir calculadoras e também estudante; entenda  (Redes Sociais/Reprodução)
Continua após publicidade

Quanto é 5+5×5? Este cálculo, aparentemente tão simples, virou assunto nas redes sociais por apresentar dois resultados completamente distintos. Os registros mostram que, ao realizar a conta em um smartphone, o resultado é 30, mas que, ao usar uma calculadora tradicional, chega-se em 50. Além do mistério envolvendo o equipamento utilizado, alguns criadores de conteúdo vão além e levam a mesma pergunta para pessoas na rua que, aí sim, extrapolam as expectativas e respondem números como 5, 60 e 37.

Afinal, o que há com a conta 5+5×25? E qual é a resposta correta?

+ O livro que vai te fazer gostar de Matemática

Diferentes aparelhos, diferentes caminhos

@bow_james

ทุกคนคิดว่าคำตอบคืออะไร??

♬ เพลงParTy – ตะวัน ออริจินอล

Primeiramente, vamos solucionar o mistério do celular e da calculadora apresentando dois resultados diferentes. É ele que nos levará à resposta de por que tantas pessoas erram. O mistério, na verdade, é uma mistura de características técnicas.

Enquanto uma calculadora tradicional se limita a cálculos mais simples, do dia a dia, a calculadora de um smartphone se assemelha muito mais a uma calculadora científica (mais completa, e cara, que a normal), com funções adicionais como operações científicas, conversões de unidades e cálculos financeiros. Ainda que a calculadora tenha como única função realizar cálculos com rapidez e precisão, a do smartphone ganha a corrida por estar inserida em uma máquina com processadores extremamente capazes e completos.

+ O problema simples da matemática que pode não ter solução

Continua após a publicidade

Explicadas as diferenças entre as máquinas, aqui vai a explicação matemática: os dois aparelhos podem seguir caminhos diferentes no cálculo.

As calculadoras tradicionais vão interpretar as operações na ordem em que são inseridas, especialmente se forem modelos mais simples, que não foram programados para seguir a ordem de operações mais complexas. Vão fazer a conta conforme apertarmos os botões: 5+5 é igual a 10 e, multiplicado por 5, chega-se a 50. Na contramão, os aplicativos de calculadora nos smartphones conseguem identificar que estamos fazendo um cálculo com duas operações diferentes, e que uma delas deve ser prioridade.

Primeiro, ele vai multiplicar 5×5, obtendo 25, e depois somar o 5 inicial, chegando em 30. Por sinal, essa é a resposta correta.

Não é que a calculadora não saiba fazer contas, mas ela foi configurada de maneira mais simples, e é mais eficiente para operações isoladas.

+ Como perder o medo dos números, cálculos e equações matemáticas

Continua após a publicidade

PEMDAS

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
View this post on Instagram

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A post shared by Rafael Paz (@rafaelpaazz)

O motivo pelo qual muitos humanos também erram a conta, chegando ao resultado 50, é que assim como a calculadora analógica eles realizam as operações conforme elas são enunciadas (primeiro somam 5+5 e depois multiplicam por 5). Ao fazer isso, estão ignorando um preceito importante da Matemática, ensinado durante os anos finais do Ensino Fundamental. Não se lembra? Te ajudamos a recordar.

Em uma expressão numérica mais complexa, que envolve divisões, multiplicações, somas e por aí vai, a pessoa (ou calculadora) deve seguir uma ordem de prioridade na hora de resolver as operações. Essa ordem ficou conhecida pela sigla PEMDAS.

Segundo a norma, primeiro resolvemos as operações que estão dentro de parênteses. Em seguida, os expoentes e raízes. Depois, as multiplicações e divisões devem ser feitas da esquerda para a direita – qual das duas aparecer antes, é a que deve ser resolvida primeiro. E, por fim, realizamos as adições e subtrações, também seguindo o mesmo sentido da esquerda para a direita.

  • P – Parênteses
  • E – Expoentes e raízes
  • M – Multiplicação
  • D – Divisão
  • A – Adição
  • S – Subtração

Exemplos

Agora que já entendeu o mistério por trás desse enigma, vamos treinar com novos exemplos.

20÷4×3

Seguindo a ordem de PEMDAS, a multiplicação e a divisão devem ser resolvidas da esquerda para a direita. Sendo assim, fazemos:

20÷4=5

O resultado da divisão multiplicamos pelo 3:

5×3=15

O resultado final é 15.

 

6+12÷3×2−4

Observe que neste exemplo temos todas as quatro operações matemáticas. Seguindo a ordem PEMDAS, realizamos a multiplicação e a divisão primeiro, resolvendo antes qual aparece primeiro, da esquerda para a direita. No caso, a divisão:

12÷3=4

Seguimos para a multiplicação:

4×2=8

Em seguida, partimos para a adição:

6+8=14

Por fim, realizamos a subtração:

14-4=10

O resultado final é 10.

Aposto que agora o mistério não parece tão difícil assim!

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

 

 

Publicidade
Entenda o cálculo que confunde calculadoras e estudantes
Estudo
Entenda o cálculo que confunde calculadoras e estudantes
Conta misteriosa tem resultado diferente quando feito na calculadora ou no celular. Com os humanos, então, nem se fala: é pura confusão

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.