Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

Conheça cientistas negras que estão fazendo história

Série da TV UFMG apresenta três episódios que destacam as contribuições de grandes pesquisadoras negras

Por Patrícia Giuffrida
6 set 2025, 15h00
cientistas negras ufmg
 (UFMG/Reprodução)
Continua após publicidade

A TV UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, estreou, no dia 22 de agosto, a série “Cientistas Negras”, composta por três episódios que destacam as contribuições de pesquisadoras negras em diferentes áreas do conhecimento.

O objetivo é mostrar, a partir de um recorte racial e de gênero, como essas cientistas têm se destacado em universidades brasileiras, muitas vezes superando desigualdades de gênero, racismo e sexismo. Todas elas estão cadastradas no Banco de Fontes Negras da universidade, reforçando a importância da memória e visibilidade dessas trajetórias.

Dois episódios já estão no canal da TV UFMG, no Youtube. E o terceiro será publicado no dia 5 de setembro. Confira quem são essas mulheres incríveis!

+ 6 mulheres que revolucionaram a ciência

Primeiro episódio: Cida Moura, pioneira na UFMG

A série abre com o episódio de Maria Aparecida Moura, conhecida como Cida Moura, da Escola de Ciência da Informação (ECI). Em 20 de novembro de 2012, Dia da Consciência Negra, ela se tornou a primeira professora titular negra da UFMG, instituição com 85 anos de história na época. Sua trajetória e pesquisas inspiram meninas e jovens que sonham em seguir carreira científica, mostrando que o reconhecimento é possível mesmo em contextos desafiadores.

Continua após a publicidade

Segundo episódio: Rayane Silva, tecnologia e sustentabilidade

Neste vídeo, o destaque é a pós-doutoranda em Química da UFMG, Rayane Silva. Ela atua em uma área inovadora, desenvolvendo dispositivos que podem funcionar como baterias para carros elétricos e pesquisando nanomateriais de carbono com foco em tratamento de água, descarbonização e sustentabilidade. Rayane foi vencedora do Prêmio Jovem Pesquisador 2023, e sua história reforça como a ciência pode transformar o mundo e ao mesmo tempo abrir caminhos para novas gerações de pesquisadoras.

+ 8 mulheres negras que fizeram história

Terceiro episódio: Jéssica de Andrade, especialista em saúde mental

Neste episódio, o destaque é Jéssica de Andrade, pesquisadora sobre resiliência e saúde mental em estudantes de graduação. Além de doutoranda no Programa de Medicamentos e Assistência Farmacêutica na Faculdade de Farmácia, ela é servidora técnico administrativa (TAE) na Faculdade de Medicina, onde atua como psicóloga.

Continua após a publicidade

A série é fonte de repertório para vestibulares

Além de inspiradora, a série “Cientistas Negras” é uma excelente fonte de repertório para quem vai prestar vestibular. Conhecer essas trajetórias, entender os desafios enfrentados e as conquistas das cientistas negras no Brasil é uma forma de enriquecer a argumentação e ampliar o olhar sobre diversidade e inclusão, temas cada vez mais presentes nas provas.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Conheça cientistas negras que estão fazendo história
Estudo
Conheça cientistas negras que estão fazendo história
Série da TV UFMG apresenta três episódios que destacam as contribuições de grandes pesquisadoras negras

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 2,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês