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12 propagandas vintage que vão fazer você entender melhor o século 20
A propagando ideológica já foi usada por diversos governos ao redor do mundo!
![Ao longo da história, a propaganda foi utilizada diversas vezes em diferentes países para reforçar ideologias, promover o culto ao líder e afirmar valores defendidos pelos grupos que estavam no poder. Veja agora 12 exemplos de como essa ferramenta ajudou a construir a história do século 20. Ao longo da história, a propaganda foi utilizada diversas vezes em diferentes países para reforçar ideologias, promover o culto ao líder e afirmar valores defendidos pelos grupos que estavam no poder. Veja agora 12 exemplos de como essa ferramenta ajudou a construir a história do século 20.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/propagandas-sec20.jpg?quality=100&strip=info&w=500&w=636)
![Inferno. Era essa a representação de um estado comunista nas propagandas do governo norte-americano durante a Guerra Fria. A imagem de uma bandeira americana pegando fogo e da população sendo agredida pelos soldados soviéticos era acompanhada da mensagem: Esse é o amanhã. Estados Unidos sob o regime comunista. A intenção era pintar a imagem de que os comunistas eram verdadeiros demônios na Terra e que, caso saíssem vitoriosos, corromperiam todos os valores do povo americano. Inferno. Era essa a representação de um estado comunista nas propagandas do governo norte-americano durante a Guerra Fria. A imagem de uma bandeira americana pegando fogo e da população sendo agredida pelos soldados soviéticos era acompanhada da mensagem: Esse é o amanhã. Estados Unidos sob o regime comunista. A intenção era pintar a imagem de que os comunistas eram verdadeiros demônios na Terra e que, caso saíssem vitoriosos, corromperiam todos os valores do povo americano.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/anti-communist1.jpg?quality=100&strip=info&w=400&w=636)
![Cartazes e panfletos não eram as únicas armas da propaganda anti-comunista durante a Guerra Fria. O cinema e a TV também tiveram um papel muito importante na hora de afirmar a ideologia americana. O filme Eu me casei com um Comunista, de 1949, é um exemplo. Cartazes e panfletos não eram as únicas armas da propaganda anti-comunista durante a Guerra Fria. O cinema e a TV também tiveram um papel muito importante na hora de afirmar a ideologia americana. O filme Eu me casei com um Comunista, de 1949, é um exemplo.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/anti-communist2.jpg?quality=100&strip=info&w=309&w=636)
![O inimigo que vem de dentro é duas vezes mais perigoso que o inimigo que vem de fora. Reporte todas as atividades não-americanas ao seu superior ou diretor do Federal Bureal of Investigation (FBI) diz o cartaz. O envolvimento com o comunismo era considerado uma atividade não-americana e deveria ser denunciado. O inimigo que vem de dentro é duas vezes mais perigoso que o inimigo que vem de fora. Reporte todas as atividades não-americanas ao seu superior ou diretor do Federal Bureal of Investigation (FBI) diz o cartaz. O envolvimento com o comunismo era considerado uma atividade não-americana e deveria ser denunciado.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/pro-war-ww2-2.jpg?quality=100&strip=info&w=281&w=636)
![Até mesmo esta nuvem tem um lado bom, diz o cartaz sobre como a energia atômica poderia ajudar a vencer doenças. Uma das estratégias utilizadas pela propaganda era posicionar as ações norte-americanas ao lado de conquistas e benefícios para a população. Era uma forma de dizer que a guerra era para garantir o bem estar e a liberdade do povo americano. A propaganda não precisava partir do governo: até mesmo empresas privadas abraçavam a ideologia. Até mesmo esta nuvem tem um lado bom, diz o cartaz sobre como a energia atômica poderia ajudar a vencer doenças. Uma das estratégias utilizadas pela propaganda era posicionar as ações norte-americanas ao lado de conquistas e benefícios para a população. Era uma forma de dizer que a guerra era para garantir o bem estar e a liberdade do povo americano. A propaganda não precisava partir do governo: até mesmo empresas privadas abraçavam a ideologia.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/bomba-atomica.jpg?quality=100&strip=info&w=306&w=636)
![Na tarefa de convencer a opinião pública de que a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra era honrosa e inevitável, nem os personagens da Disney ficaram de fora. Ao lado da imagem do simpático Mickey Mouse, a mensagem: Venha, turma - tudo pelo Tio Sam. Na tarefa de convencer a opinião pública de que a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra era honrosa e inevitável, nem os personagens da Disney ficaram de fora. Ao lado da imagem do simpático Mickey Mouse, a mensagem: Venha, turma - tudo pelo Tio Sam.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/pro-war-ww2.jpg?quality=100&strip=info&w=274&w=636)
![Na União Soviética, estratégias muito parecidas era utilizadas para promover a ideologia do regime comunista. Na foto, um cartaz exalta o serviço dos aeronautas, colocando-os como heróis nacionais. Exaltar as grandes conquistas soviéticas era uma forma de afirmar a força da URSS perante os cidadãos. Na União Soviética, estratégias muito parecidas era utilizadas para promover a ideologia do regime comunista. Na foto, um cartaz exalta o serviço dos aeronautas, colocando-os como heróis nacionais. Exaltar as grandes conquistas soviéticas era uma forma de afirmar a força da URSS perante os cidadãos.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/russia1.jpg?quality=100&strip=info&w=269&w=636)
![Em russo, o cartaz diz: Mulheres! Aprendam a produzir e substituam os trabalhadores que foram para a frente. Quanto mais forte for a retaguarda, mais forte será a frente. Era um chamado às mulheres da URSS durante a Segunda Guerra para que elas substituíssem os homens nas fábricas. Enquanto eles estivessem no campo de batalha, elas ajudariam a manter o país funcionando. Em russo, o cartaz diz: Mulheres! Aprendam a produzir e substituam os trabalhadores que foram para a frente. Quanto mais forte for a retaguarda, mais forte será a frente. Era um chamado às mulheres da URSS durante a Segunda Guerra para que elas substituíssem os homens nas fábricas. Enquanto eles estivessem no campo de batalha, elas ajudariam a manter o país funcionando.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/sovieticos1.jpg?quality=100&strip=info&w=288&w=636)
![Com a proibição da maconha nos Estados Unidos no início do século 20, era preciso convencer a população de que o consumo da erva era prejudicial à saúde. Entre as estratégias usadas estavam relacionar o uso da cannabis a assassinatos, promiscuidade sexual e criminalidade. No cartaz, um convite para uma palestra com uma ex-usurária, que promete contar toda a verdade por trás da erva do diabo. Com a proibição da maconha nos Estados Unidos no início do século 20, era preciso convencer a população de que o consumo da erva era prejudicial à saúde. Entre as estratégias usadas estavam relacionar o uso da cannabis a assassinatos, promiscuidade sexual e criminalidade. No cartaz, um convite para uma palestra com uma ex-usurária, que promete contar toda a verdade por trás da erva do diabo.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/marijuana1.jpg?quality=100&strip=info&w=302&w=636)
![Grande parte do sucesso do Partido Social Nacionalista na Alemanha foi amparado por um intenso trabalho de propaganda nazista. Através de filmes emocionantes que divulgavam a ideologia, da promoção do culto à figura de Hitler e de preconceito étnico e xenofobia, o nazismo foi conquistando cada vez mais adeptos no país. As peças publicitárias muitas vezes retratavam uma Alemanha pacífica, próspera e feliz após a vitória da raça ariana. Grande parte do sucesso do Partido Social Nacionalista na Alemanha foi amparado por um intenso trabalho de propaganda nazista. Através de filmes emocionantes que divulgavam a ideologia, da promoção do culto à figura de Hitler e de preconceito étnico e xenofobia, o nazismo foi conquistando cada vez mais adeptos no país. As peças publicitárias muitas vezes retratavam uma Alemanha pacífica, próspera e feliz após a vitória da raça ariana.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/nazi1.jpg?quality=100&strip=info&w=274&w=636)
![Influênciado pelos regimes fascistas da Europa, Getúlio Vargas adotou diversas estratégias de propaganda ideológica durante o Estado Novo. As principais ideologias que ele transmitia em suas peças publicitárias eram o nacionalismo e o culto ao líder. Na foto, uma mensagem incita as crianças a amarem o Brasil. Influênciado pelos regimes fascistas da Europa, Getúlio Vargas adotou diversas estratégias de propaganda ideológica durante o Estado Novo. As principais ideologias que ele transmitia em suas peças publicitárias eram o nacionalismo e o culto ao líder. Na foto, uma mensagem incita as crianças a amarem o Brasil.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/era-vargas1.jpg?quality=100&strip=info&w=265&w=636)
![Os constitucionalistas também buscaram apoio para o sua causa através de cartazes e panfletos. Na imagem, um soldado paulista forte e imponente segura um Getúlio Vargas pequeno e patético. Os constitucionalistas também buscaram apoio para o sua causa através de cartazes e panfletos. Na imagem, um soldado paulista forte e imponente segura um Getúlio Vargas pequeno e patético.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/constitucionalista1.jpg?quality=100&strip=info&w=263&w=636)
![O Governo Militar também utilizava os meios de comunicação a seu favor. O lema do período era Brasil: ame-o ou deixe-o. O que vemos na foto, no entanto, é a Phillips que utiliza o regime para promover seu produto, de forma bastante politicamente incorreta. O Governo Militar também utilizava os meios de comunicação a seu favor. O lema do período era Brasil: ame-o ou deixe-o. O que vemos na foto, no entanto, é a Phillips que utiliza o regime para promover seu produto, de forma bastante politicamente incorreta.](https://gutenberg.guiadoestudante.abril.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/10/tortura1.jpg?quality=100&strip=info&w=343&w=636)
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