10 conceitos que você precisa saber sobre Termologia
Esse é o ramo da Física que estuda os fenômenos térmicos como calor, temperatura, dilatação, energia térmica e o estudo térmico dos gases
Por Natália Becattini
Atualizado em 5 jul 2019, 18h05 - Publicado em 19 fev 2014, 15h15
(Wynn Pointaux/Pixabay/Reprodução)
1/12 A Termologia é um ramo da Física que estuda os fenômenos térmicos como calor, temperatura, dilatação, energia térmica e o estudo térmico dos gases. Descubra os principais conceitos envolvendo o tema nesta galeria do GUIA. ()
2/12 Temperatura é a grandeza física que mede a agitação das partículas de um determinado corpo. Quando um corpo se aquece as partículas que o compõem vibram cada vez com mais intensidade. Quanto maior a agitação, mais o corpo se aquece e maior a temperatura. (Foto: Creative Commons) ()
3/12 O calor é a energia térmica em trânsito, que é transferida de um corpo de maior temperatura para um de menor temperatura. (Foto: Getty Images) ()
4/12 Quando o corpo com maior energia térmica cede calor para o corpo com menor energia térmica até que os dois alcancem a mesma temperatura, eles chegaram a um estado de equilíbrio térmico. (Foto: Getty Images) ()
5/12 É o nome dado à transferência de energia térmica entre dois copos com diferentes temperaturas. A condução térmica leva ao equilíbrio térmico. (Foto: Wikimedia Commons) ()
6/12 Na convecção, a energia térmica se propaga junto com a matéria, devido a uma diferença de densidade e a ação da gravidade. O fenômeno ocorre apenas fluídos, como em líquidos e gases. Por exemplo, quando a água se aquece, as moléculas no fundo da panela ficam mais leves e sobem para a superfície, ao mesmo tempo em que as moléculas da superfícies descem. O movimento gera uma corrente de convecção, misturando moléculas quentes e frias até que o líquido fique aquecido por igual. ()
7/12 Radiação térmica é a transmissão de energia térmica por ondas eletromagnéticas, como no caso da luz, radiação infravermelha e das microondas cósmicas. Nesse caso, a transmissão pode ocorrer no vácuo, viajando à mesma velocidade da luz, pode ser refletido e refratado e não afecta o meio por onde passa. (Foto: Getty Images) ()
8/12 É o nome dado ao aumento do volume de um corpo devido a um aumento em sua temperatura, o que gera uma maior agitação das moléculas e, consequentemente, um aumento na distância média entre as mesmas. Trilhos de trem, por exemplo, podem enfrentar diferentes níveis de temperatura ao serem expostos ao calor ou à neve. É precisa levar isso em conta na hora de projetar uma estrada de ferro. (Foto: Getty Images) ()
9/12 O calor específico é uma grandeza que mede a quantidade de calor necessária para provocar um aumento de um grau na temperatura de determinado corpo, expressa-se em calorias por grama. Por exemplo, é preciso fornecer 1 caloria para elevar em um grau a temperatura de um grama de água, ou seja, o calor específico da água é de 1 cal/g. (Foto: Getty Images) ()
10/12 Já a capacidade térmica é a quantidade de calor que um corpo necessita receber ou ceder para que sua temperatura varie uma unidade. A capacidade térmica de 1g de água é de 1cal/°C já que seu calor específico é 1cal/g.°C. (Foto: Getty Images) ()
11/12 Calor Sensível é a quantidade de calor que tem como efeito apenas a alteração da temperatura de um corpo, sem que ele mude de estado físico. (Foto: Getty Images) ()
12/12 Já o calor latente é a troca de calor que, ao invés de modificar a temperatura dos corpos, provoca uma mudança de estado físico. O valor númerico que mede o calor latende varia não apenas entre cada substância, mas também entre cada mudança de estado. (Foto: Getty Images) ()