Acaba nesta sexta-feira (14) o período de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024. Marcado originalmente para o dia 7 de junho, o fim do prazo foi estendido na última sexta pelo MEC (Ministério da Educação). Os candidatos têm até as 23h59 desta sexta-feira para realizar a inscrição via Página do Participante. O prazo para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no entanto, segue outro calendário.
+ Como fazer a inscrição no Enem 2024, passo a passo
No valor de R$85, o pagamento pode ser feito até o dia 19 de junho. Neste ano, os candidatos podem pagar a taxa via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta-corrente ou poupança. Mas cuidado: há denúncias de sites falsos imitando a aparência da Página do Participante e aplicando golpes em candidatos.
O pagamento é a última etapa da inscrição no exame. Caso não seja efetuado, o candidato não tem a inscrição válida e perde a vaga no exame.
O Enem 2024 acontece nos dias 3 e 10 de novembro.
+ Como fazer um cronograma de estudos para o Enem
RS terá calendário diferente
Os candidatos do Rio Grande do Sul estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Em razão da tragédia climática que açoitou o estado no último mês, o MEC deve anunciar um calendário diferenciado para os candidatos gaúchos. Uma mudança na data de aplicação do exame no estado está sendo estudada.
+ Enem 2024: estudantes do RS não precisarão pagar taxa de inscrição
Calendário Enem 2024
- Inscrições: 27 de maio a 14 de junho
- Pagamento taxa de inscrição: 27 de maio a 19 de junho
- Pedido de tratamento pelo nome social: 27 de maio a 14 de junho
- Solicitação de atendimento especializado: 27 de maio a 14 de junho
- Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho
- Recurso do pedido de atendimento especializado: 17 a 21 de junho
- Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro
- Divulgação do resultado: 13 de janeiro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.