Presidente do Inep deixa cargo
Joaquim Soares Neto pede demissão, mas saída não tem relação com problemas do Sisu, diz MEC
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim Soares Neto, foi exonerado voluntariamente do cargo na manhã desta terça-feira. A saída de Soares Neto acontece em meio aos problemas no acesso ao site de inscrições Sistema de Seleção Unificada (Sisu), embora a assessoria de imprensa do MEC afirme que os acontecimentos não se relacionam.
De acordo com a assessoria, o processo de demissão do ex-presidente do Inep já estava acontecendo desde a semana passada, mas só foi publicado hoje no Diário Oficial da União. Além disso, segundo o MEC, o Sisu é de responsabilidade da Secretaria de Educação Superior, e não do Inep, por tanto os problemas com o programa não têm relação com o instituto, que é responsável apenas pela elaboração e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Em 2010, Soares Neto enfrentou problemas na aplicação do Enem, quando uma parcela de estudantes teve que refazer o Enem devido a problemas de impressão no gabarito.
A professora Malvina Tuttman, reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), assumirá a presidência do Inep.
Inscrição do Sisu
Desde o início do período de inscrições no Sisu, no último domingo (16/01), candidatos têm relato diversos tipos de problema, como páginas que não carregam e informações que apareciam trocadas ou erradas. No Twitter, os seguidores do GUIA DO ESTUDANTE postaram centenas de reclamações.
– Saiba como se inscrever no Sisu
A assessoria de imprensa do MEC disse que os problemas eram decorrentes do excesso de gente tentando acessar o site do Sisu. Por conta disso, ele saiu do ar e precisou entrar em manutenção.
VEJA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem