Um dos melhores métodos para se preparar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é refazer as provas anteriores. Provavelmente algum colega ou professor já deu essa dica, mas você sabe exatamente por que ela é fundamental para um bom desempenho?
As razões são simples: treinar com provas antigas do exame pode ajudar a acostumar com o estilo da prova, o tipo de questões que costuma ser cobrado e, também, a mapear os assuntos que caem mais em cada matéria. Além disso, resolver as questões também pode servir como “termômetro” para os seus estudos, ajudando a verificar quais assuntos precisam ser estudados um pouco mais.
Reserve também alguns dias para resolver as provas inteiras nas mesmas condições exigidas na aplicação do exame, como número máximo de horas, espaço e alimentação. Nessa situação, fique longe de qualquer distração, como celular, computador, televisão ou mesmo familiares e amigos – lembre-se que, no dia da prova, nada disso será permitido! Essa é uma tática importante para treinar sua resistência e capacidade de concentração em uma prova longa, e pode ser o diferencial que o manterá focado nos dias do Enem.
Agora, mão na massa! Confira provas e gabaritos do Enem de anos anteriores:
2023
Aplicação regular
2022
Aplicação regular
Aplicação digital
Reaplicação/PPL/Segunda oportunidade
2021
Aplicação regular
Aplicação digital
Reaplicação/PPL/Segunda oportunidade
2020
Aplicação regular
Aplicação digital
Reaplicação/PPL
2019
2018
2017
2016
Primeira aplicação
Segunda aplicação
2015
2014
2013
2012
2011
2010
Primeira aplicação
2009