O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 começou nesta segunda-feira (15), e tem muito candidato perdido com os termos na hora de fazer o pedido. Não é à toa que a seguinte pesquisa disparou nos buscadores: “o que é NIS?“. Se você está entre os que fizeram a busca, neste texto te ajudamos a entender.
Para começar, no entanto, é preciso esclarecer quem tem direito ao benefício.
+ Passo a passo: como pedir isenção no Enem
Quem pode pedir isenção no Enem
Para ser isento é necessário preencher alguns requisitos. O Inep prevê a isenção para os seguintes grupos:
- Alunos do último ano do Ensino Médio em escola pública declarada ao Censo Escolar;
- Formados que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Nestes casos, o candidato também precisa comprovar renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
- Candidatos que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Neste caso, é necessário informar o Número de Identificação Social (NIS).
Pronto, chegamos ao NIS!
O que é NIS?
NIS é a sigla para Número de Identificação Social. Este é um registro do cidadão feito pelo governo, e utilizado para fazer o repasse de benefícios sociais como o Bolsa Família. Mas não é só os beneficiários de programas sociais que tem o registro: ele também está na carteira de trabalho de empregados com registro.
Há duas formas de consultar o número do seu NIS, caso você o tenha:
- Carteira de trabalho: ele está na versão impressa e também na versão digital, por meio do aplicativo, na aba de “abono salarial”
- Pelo site do CadÚnico, para os cidadãos de baixa renda cadastrados. Neste caso, basta acessar o site do CadÚnico e fazer o login com o Gov.br
+ Entenda a renda bruta, per capita, salário mínimo e mais
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.