Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Estudantes protestam no Facebook e pedem cancelamento do Enem

Maior marcha até agora está prevista para 13 de novembro, no Rio de Janeiro

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h48 - Publicado em 28 out 2011, 14h59

Estudantes de todo o Brasil criaram eventos no Facebook para protestar contra os problemas do Enem 2011. O mais popular até agora, "Protesto contra o Vexame Nacional do Ensino Médio", acontece no Rio de Janeiro e já tem mais de 5.600 inscritos. A marcha está marcada para 13 de novembro, a partir das 10h.

Diz a mensagem do evento, em letras garrafais: "Queremos a volta dos vestibulares individuais de cada universidade e o uso do Enem apenas para a avaliação do Ensino Médio". A ação foi criada por três pessoas: Breno Avelheda, Isabella Pilar e Raphael Noronha.

Ainda há eventos de mesmo nome marcados para outras cidades, como São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói. Em Porto Alegre, por exemplo, mais de 1500 já estão confirmados.

Estudantes protestam no Facebook e pedem cancelamento do Enem

Petição online recolhe assinaturas para acabar com o Enem

Uma petição pública também foi criada pedindo o fim da prova, com o título "Abaixo-assinado ENEM para todos ou para ninguém". O texto cita o fato de 2011 ser o terceiro ano consecutivo que tem problemas com o exame e diz que é um desrespeito com todos os estudantes que tentam entrar na universidade ou usam a prova para outros fins.

Continua após a publicidade

"Em se tratando de educação é de suma importância que haja justiça, ainda que seja facultativa a opção de refazer o exame, os cidadãos que sentiram-se prejudicados têm seu direito garantido por lei. Se não há organização para o processo seletivo, que haja respeito com quem dele participa", diz.

Entenda o caso
Após a aplicação da prova no último fim de semana (22 e 23 de outubro), constatou-se que o Colégio Christus, de Fortaleza, fizera um simulado com seus estudantes duas semanas antes do exame onde havia 14 questões idênticas a da prova oficial. O Ministério da Educação cancelou a prova dos 639 estudantes do colégio que fizeram a prova. O colégio irá recorrer da decisão

LEIA TAMBÉM

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Publicidade
Estudantes protestam no Facebook e pedem cancelamento do Enem
Enem
Estudantes protestam no Facebook e pedem cancelamento do Enem
Maior marcha até agora está prevista para 13 de novembro, no Rio de Janeiro

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.