A potiguar Mariane Clementino tem apenas 17 anos, mas já alcançou um feito para poucos – mais especificamente, 60 pessoas. Ela foi um dos candidatos que tirou nota máxima na redação no Enem 2023. Esta foi a primeira vez que fez o exame, enquanto cursava o terceiro ano do Ensino Médio. Com a nota, inscreveu-se no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e passou em primeiro lugar no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Sorte de iniciante? Que nada! Mariane sabia muito bem o que estava fazendo, e redigiu uma redação bem argumentada utilizando como repertório os pensadores Immanuel Kant e Darcy Ribeiro, além da personagem Meredith Grey, da série médica “Grey’s Anatomy“.
O GUIA DO ESTUDANTE conversou com a jovem para entender suas estratégias de escrita e a reação diante do tema desta edição. E se você ficou curioso para ler a redação que conciliou repertórios tão diferentes, disponibilizamos o espelho no final da matéria. Confira!
Mariane era aluna do Colégio Nossa Senhora das Neves, que fica em Natal, no Rio Grande do Norte. Estudou na escola desde a educação infantil, mostrando bom desemprenho acadêmico desde a infância. Ela foi reconhecida como criança leitora na escola que usa a Plataforma SAS de educação. A estudante não fez cursinhos voltados para o Enem, fazia apenas cursos com foco em concursos militares. Ela diz que a habilidade com leitura e o foco em gramática, a ajudaram na hora da prova.
+ Estudante cita comédia romântica e tira nota mil na redação do Enem
Tema da redação inesperado
Até o final de 2023, Mariane era aluna do Colégio Nossa Senhora das Neves, parceiro do SAS Educação, e não chegou a fazer nenhum cursinho voltado especificamente ao Enem, muito menos com foco na redação. A leitura e o foco em gramática, no entanto, sempre foram um forte, e foi isso que a ajudou a manter a calma quando se deparou com o tema da redação.
A estudante conta que ficou em choque quando leu a frase-tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Como muitos outros participantes, ela achou o título muito longo e sentiu-se perdida em um primeiro momento. Decidiu, então, ler os textos motivadores.
Depois disso, buscou na memória alguma alusão cultural que tivesse relação com a temática até chegar na série médica “Grey’s Anatomy”, que costuma sempre assistir. Além do seriado, também citou o filósofo Immanuel Kant, que considera como seu repertório coringa, e Darcy Ribeiro. “Fui escrevendo o que me remetia aquele tema na folha de rascunho”, conta a estudante.
+ Quem foi Darcy Ribeiro, o pensador que quis entender e melhorar o Brasil
Dominando repertórios culturais
A estudante usou Kant para argumentar que o comportamento da sociedade em relação ao trabalho de cuidado não muda por falta de conhecimento amplo sobre o tema. Já Darcy Ribeiro foi mobilizado para apontar a inércia governamental e a fragilidade das leis nacionais acerta do assunto tradado.
O repertório mais fora da curva, no entanto, foi o seriado “Grey’s Anatomy”. Durante um período da série, a personagem principal abdica da sua carreira para assumir a responsabilidade sobre os filhos. Foi este trecho que a candidata citou em seu texto.
+ 5 filósofos que mais caem no Enem
A série mostra como o marido de Meredith, que também era cirurgião, não quis abrir mão do trabalho para ficar com a família, e sequer reconheceu o sacrifício feito pela esposa. Mariane conta que esta parte da série a fez refletir muito sobre o tema porque, no fim, foi a mulher quem assumiu o trabalho de cuidado em casa, e não o homem.
A estudante aponta também que o trabalho de cuidado tornou-se ainda mais invisível quando a personagem sofre com julgamentos feitos pelos próprios amigos médicos, que não compreendem o motivo de ela estar deixando a carreira de lado naquele momento.
+ Aprenda a montar um cronograma de estudos infalível
A redação nota mil
Segundo Mariane, sua estratégia para conseguir a nota mil na redação do Enem foi a constância no aprendizado e ter desenvolvido sua própria estrutura de redação. Ela conta que treinou o mesmo esqueleto do texto, usando diferentes temas, até dominar a proposta.
Além disso, dedicou-se à gramática, melhorando seu português para fazer bonito na hora de escrever.
Confira o espelho da redação da estudante:
+ Confira redações nota mil do Enem 2023
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.