É provável que todo vestibulando já tenha ouvido falar dos atrasados do Enem. Nos dias de aplicação do exame, é comum que as redes sociais fiquem repletas de vídeos de candidatos que não conseguiram chegar a tempo e foram barrados nos portões dos locais de prova. Ou seja, depois de um ano de preparação, precisam esperar a próxima edição do exame para tentar uma vaga nas universidades.
+ Veja aqui o gabarito extraoficial do Enem 2023, a partir das 18h30 deste domingo (5)
Para não correr esse risco, é importante se planejar com antecedência e estudar alternativas caso algum imprevisto aconteça. Fique tranquilo que a gente te ajuda nessa tarefa!
Separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença para chegar ao local de provas sem estresse neste Enem 2023. Confira abaixo.
+ 10 apostas de tema de redação para o Enem 2023
1. Pesquise qual é o seu local de prova com antecedência
Nada de deixar para conferir o local de prova apenas no dia do exame! É fundamental saber com antecedência o endereço para conseguir calcular horários, traçar rotas e pensar em alternativas.
Assim, o primeiro passo para diminuir os riscos de atraso é entrar na página do participante, no site do Inep, e conferir o seu local de prova. Já anote o endereço certinho e calcule quanto tempo você demora para se deslocar da sua casa (ou do endereço de onde você partirá no dia do exame) com diferentes meios de transporte.
+ Inep analisa definição dos locais de prova após reclamações
2. “Teste” o caminho para o Enem
Vai de carro? Carona? Ônibus? Metrô? Vai mesclar os meios de transporte? Independentemente da forma de locomoção – e por mais que você use aplicativos para calcular o tempo e a distância –, é importante testar o caminho para o local de prova, pelo menos uma vez.
Dessa forma, você terá uma noção mais real de algumas questões que fazem muita diferença. Exemplos: uma obra no meio do seu trajeto pode fazer o trânsito piorar mesmo no final de semana; ou você pode perceber que pegar carona com um amigo não será tão prático quanto pegar o metrô.
+ Saiba como organizar seu tempo na prova do Enem deste domingo (5)
3. Tenha um plano B – e um C
Ao testar o trajeto, tente já desenhar alternativas caso algum imprevisto aconteça – seja um caminho diferente ou trocar o meio de transporte.
E, por mais que seu plano pareça perfeito, conte com imprevistos e saia de casa com antecedência. Nada de fazer os cálculos para chegar no horário em que os portões são fechados. É melhor esperar a abertura dos portões do que perder o exame.
+ Enem: que roupa vestir nos dias de prova
4. Baixe apps que possam te ajudar
É a hora de explorar a tecnologia e usá-la a seu favor. Procure aplicativos que possam te ajudar nos diferentes planos que você traçou.
Tenha um app que mostre o trânsito em tempo real e algum que indique rotas e horários de transporte públicos.
Com o Moovit, por exemplo, é possível conferir detalhes sobre rotas, consultar linhas de ônibus e metrô, e acompanhar a previsão dos próximos horários em tempo real. Outras opções no mesmo estilo são CittaMobi, Cadê o Ônibus?, e outros apps que funcionam localmente.
5. Confira se haverá alguma mudança nos dias das provas
Não se esqueça de checar se haverá alguma mudança nos horários e frotas nos dias do exame. Como são milhões de candidatos pelo Brasil, as prefeituras podem realizar alterações nas vias e transportes para facilitar a locomoção. Mas, para que isso não acabe te atrapalhando de alguma forma, é importante pesquisar.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.