Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A data do Enem vai mudar ou não? MEC vai recorrer de decisão da Justiça

Entenda a discussão sobre a mudança no calendário do Enem 2020

Por Juliana Morales
22 abr 2020, 15h59

Vai mudar ou não? Tem chance de ser cancelado? A discussão sobre o calendário do Enem, em meio à pandemia, continua. O Ministério da Educação já informou que vai recorrer da decisão da Justiça Federal que acolheu o pedido de uma ação civil pública para adiar o Enem em razão do coronavírus.

Na semana passada, a juíza Marisa Claudia Gonçalves Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, aceitou o pedido da Defensoria Pública da União (DPU) do adiamento do exame. Segundo ela, a suspensão de aulas por conta da covid-19 prejudica os alunos, já que muitos deles não têm acesso à internet e não estão recebendo o conteúdo programático necessário para a realização da prova.

Assim, o calendário deve se adequar à realidade do atual ano letivo. Além disso, a juíza estendeu por 15 dias o prazo para a solicitação de isenção da taxa de inscrição, que se encerraria no dia 17 de abril.

Em resposta, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o Twitter, como sempre, para anunciar o recurso contra a decisão, que está sob a responsabilidade da Advocacia-Geral da União. Ele criticou governadores pela suspensão das aulas, acusando-os de “parar o Brasil”. Além disso, contrariando as recomendações médicas e científicas, Weintraub voltou a defender o retorno das atividades escolares.  

Continua após a publicidade

Após o pedido da Justiça Federal para alterar o cronograma, o MEC adicionou no edital a possibilidade de solicitar isenção da taxa no período da inscrição, entre os dias 11 a 22 de maio. A mudança visa não prejudicar os estudantes de baixa renda que não conseguiram solicitar a isenção dentro do prazo, porque tiveram dificuldade para acessar à internet.

Outra mudança é sobre a realização do Enem Digital, que estava prevista para ocorrer nos dias 11 e 18 de outubro. Agora, foi adiada para 22 e 29 de novembro. As datas da versão impressa continuam nos dias 1º e 8 de novembro.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

Publicidade

Publicidade
A data do Enem vai mudar ou não? MEC vai recorrer de decisão da Justiça
Atualidades, Enem
A data do Enem vai mudar ou não? MEC vai recorrer de decisão da Justiça
Entenda a discussão sobre a mudança no calendário do Enem 2020

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.