Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

IMS inaugura exposição sobre produção cultural no Xingu

A mostra, que acontece em São Paulo, reúne cerca de 200 itens como obras audiovisuais de artistas indígenas e documentos históricos

Por Karolina Monte
Atualizado em 17 nov 2022, 15h47 - Publicado em 4 nov 2022, 15h39

No próximo sábado (5), a partir das 17h, o Instituto Moreira Salles, em São Paulo, inaugura a exposição Xingu: contatos, que explora a produção cultural de povos originários. A entrada para a mostra, que fica em cartaz até 9 de abril de 2023, é gratuita. A mostra contará com mais de 200 itens de acervo, incluindo filmes e obras de artistas indígenas produzidos especialmente para a exposição.

Também serão exibidas imagens, reportagens e outros documentos produzidos no Xingu por não indígenas desde o final do século 19. O conjunto inclui desde registros de viajantes europeus, passando pela documentação de expedições do Estado brasileiro até a cobertura da imprensa durante a campanha pela demarcação do Parque Indígena do Xingu, decretada em 1961.

Na mostra, essas imagens são confrontadas pelas produção de artistas e comunicadores indígenas, permitindo novas leituras e narrativas.

Neste sábado (5), os curadores e artistas da mostra participam de uma roda de conversa com o público. Ainda como parte da programação, no domingo (6), às 11h, haverá uma apresentação de narrativas orais com o pesquisador Yamalui Kuikuro, e, às 17h, novamente um bate-papo com os curadores e artistas da exposição.

O evento é resultado de dois anos de pesquisa e acervo de diferentes instituições, como o próprio IMS, o Instituto Socioambiental (ISA), o Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da PUC Goiás, o Museu do Índio, a ONG Vídeo nas Aldeias, entre outros.

As imagens de acervo passaram por um processo de requalificação, feito em parceria com pesquisadores e lideranças indígenas, para identificar pessoas, locais e situações.

Continua após a publicidade

A curadoria da exposição foi realizada pelo cineasta Takumã Kuikuro, diretor de documentários como “As Hiper Mulheres (2011), pelo jornalista Guilherme Freitas, editor-assistente da revista de ensaios do IMS Serrote, e pela assistente de curadoria Marina Frúgoli.

O território do Xingu

Primeiro grande território indígena demarcado no Brasil, em 1961, o Xingu é a casa de sociedades tradicionais que enfrentam há séculos diversas formas de intervenção e violência e inspiram a luta por direitos dos povos originários. Ainda alvo de disputas e ameaças, o território, localizado no estado do Mato Grosso (MT), é habitado atualmente por mais de 6 mil indígenas, de 16 etnias.

Entenda aqui como funciona a demarcação de terras indígenas no Brasil. 

Exposição ‘Xingu: contatos’

Quando: 5 de novembro (sábado), a partir das 11h até 9 de abril de 2023

Continua após a publicidade

Onde: IMS Paulista

Valor: entrada gratuita

Programação de abertura

5 de novembro, às 17h: roda de conversa com artistas e curadores

Continua após a publicidade

6 de novembro, às 11h: apresentação de narrativas orais com Yamalui Kuikuro

6 de novembro, às 17h: roda de conversa com artistas e curadores

Eventos com entrada gratuita, por ordem de chegada. Sujeitos à lotação do espaço

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade
Publicidade
IMS inaugura exposição sobre produção cultural no Xingu
Repertório Cultural
IMS inaugura exposição sobre produção cultural no Xingu
A mostra, que acontece em São Paulo, reúne cerca de 200 itens como obras audiovisuais de artistas indígenas e documentos históricos

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.