As obras de Machado de Assis, um dos nomes mais célebres da literatura, já são de domínio público há algumas décadas – isso muita gente sabe. Mas adeptos da leitura digital também sabem o quanto pode ser difícil encontrar livros organizados e em boa qualidade na imensidão de arquivos dispersos pela internet, ainda mais quando se trata de um escritor tão revisitado e reeditado como Machado de Assis. Um site resolve esse problema de uma vez por todas.
Em Machado de Assis – Vida e Obra, fãs do “Bruxo do Cosme Velho” encontram, além de uma bela homenagem ao autor, o acervo completo de suas publicações organizadas por gêneros.
Lá, é possível acessar romances, contos, poesias, crônicas, peças de teatro, críticas, traduções e miscelâneas escritas pelo autor. Basta clicar no gênero desejado e o leitor se depara com obras como Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba (este último, parte da lista de obras obrigatórias da Fuvest). Para os que querem se aventurar em livros menos conhecidos, o site também disponibiliza contos e peças como as Relíquias de Casa Velha e Hoje Avental, Amanhã Luva.
Apesar de desconhecido por muitos, o site não é nenhuma novidade: ele foi lançado em 2008, ano do centenário de Machado, como uma homenagem ao escritor e uma forma de democratizar o acesso a sua obra. O projeto é resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público, a biblioteca digital do Ministério da Educação (MEC), e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Além das obras, no site também há uma cronologia da vida do autor e uma série de teses e dissertações produzidas sobre ele.
No Brasil, as obras de um escritor tornam-se domínio público quando completados 70 anos de sua morte. Com isso, os livros podem ser acessados a distribuídos gratuitamente, sem necessidade de pagamento de direitos ou autorização.
Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, no dia 21 de junho de 1839. É um dos maiores nomes da literatura brasileira, sendo a principal referência do movimento literário do Realismo. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, em 1896, e o primeiro presidente da instituição. Além de “Quincas Borba” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Dom Casmurro” é um de seus mais conhecidos romances. Machado faleceu no dia 29 de setembro de 1908.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.