Plano de estudos de Português – 4 meses
A professora de Língua Portuguesa do Poliedro Lívia Barão Freire Vieira montou um plano de estudos de quatro meses com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo jeito de criar uma rotina e saber quais assuntos merecem mais sua atenção. Confira!
Semana 1 – Funções da Linguagem
O que mais cai: Função referencial, denotativa, emotiva, conotativa e metalinguística;
Estilo de questão: Questões com texto-base. Pode-se pedir a função de linguagem de um texto de forma direta (com a função mencionada nas alternativas) ou indireta, pedindo que se identifique o recurso de linguagem que produz determinada função;
Estratégia de prova: Identificar o gênero textual da questão e sua finalidade e posteriormente identificar a função da linguagem presente no texto.
Confira a videoaula sobre funções da linguagem
Confira também um resumo sobre o tema
Semana 2 – Figuras de linguagem
O que mais cai: Comparação, metáfora, antítese, elipse, ironia e metonímia. Podem também aparecer questões sobre polissemia, ambiguidade e gradação;
Estilo de questão: Questões com texto-base. Pode-se pedir a figura de linguagem presente em um texto de forma direta (com a função mencionada nas alternativas) ou indireta, pedindo que se identifique o recurso de linguagem que caracteriza determinada figura;
Estratégia de prova: Identificar a figura de linguagem pedida no enunciado no texto ou analisar o trecho destacado e verificar qual a figura de linguagem predominante ali.
Confira a videoaula sobre figuras de linguagem
Confira também um resumo sobre o tema
Semana 3 – Coesão textual
O que mais cai: Coesão referencial e sequencial. Conjunções e como elas são usadas para construir sentido;
Estilo de questão: Questões com texto-base. Pode-se pedir para identificar o tipo de recurso coesivo (condicional, adversativo, etc.) ou o sentido que determinado recurso produz no texto.
Estratégia de prova: Relacionar o recurso coesivo ao sentido que ele produz no texto.
Confira a videoaula sobre coesão textual
Semana 4 – Gêneros textuais
O que mais cai: Função e finalidade de gêneros textuais;
Estilo de questão: Questões com texto-base. Pode-se pedir para identificar qual o gênero do texto, sua finalidade, qual recurso linguístico ou função linguística são usados para atingir essa finalidade ou relacionar os elementos que o constituem;
Estratégia de prova: Identificar o gênero textual a partir dos elementos que o constituem.
Confira a videoaula sobre gêneros textuais
Semana 5 – Tipos de gêneros de texto
O que mais cai: Textos jornalísticos (artigos de opinião e notícias), textos literários (prosa e poesia), textos científicos, textos publicitários, charges e quadrinhos, músicas, crônicas;
Estilo de questão: Questões com texto-base. Pode-se pedir para identificar qual o gênero do texto, sua finalidade, qual recurso linguístico ou função linguística são usados para atingir essa finalidade ou relacionar os elementos que o constituem;
Estratégia de prova: Identificar o gênero textual a partir dos elementos que o constituem.
Confira a videoaula sobre os tipos de gêneros de texto
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 6 – Linguagem não-verbal
O que mais cai: Figuras e imagens (anúncios publicitários sobretudo);
Estilo de questão: Questões com texto verbal e não verbal. Pede-se para identificar a relação entre esses dois textos, que efeito produzem ou sua finalidade;
Estratégia de prova: Analisar texto verbal e não verbal em conjunto e identificar como o texto não verbal contribui para o sentido do texto verbal.
Confira a videoaula sobre linguagem não-verbal
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 7 – Linguagem das artes visuais
O que mais cai: Escultura, pintura e fotografia;
Estilo de questão: Questões com texto e imagem. Geralmente são questões interdisciplinares com história ou Artes;
Estratégia de prova: Identificar o período histórico da escultura, pintura, etc. Analisar o contexto histórico junto ao texto que acompanha a imagem.
Confira a videoaula sobre linguagem das artes visuais
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 8 – Linguagem das canções populares
O que mais cai: Canções populares brasileiras do século XX e XXI
Estilo de questão: Questões com trechos de canções populares ou na íntegra. Pode-se pedir para identificar o recurso de linguagem responsável pela temática da canção ou ainda identificar o(s) trecho(s) responsáveis por alguma temática trazida pelo enunciado;
Estratégia de prova: Identificar os elementos que constituem o texto (compositor, contexto histórico) e o próprio conteúdo do texto enquanto manifestação artística.
Confira a videoaula sobre linguagem das canções populares
Semana 9 – Leitura de gráficos e infográficos
O que mais cai: Gráficos de barra, de pizza e infográficos com porcentagens;
Estilo de questão: Questões com gráficos e infográficos em que se pede a interpretação dos dados trazidos;
Estratégia de prova: Analisar as informações trazidas pelo gráfico ou infográfico. Prestar atenção nos elementos que mais se destacam visualmente.
Confira a videoaula sobre leitura de gráficos e infográficos
Semana 10 – Textos de comunicação e informação
O que mais cai: funções da linguagem, registro formal e informal da língua, variação linguística, relação entre texto verbal e não-verbal;
Estratégia de prova: São questões que podem ter enunciados vários. Prestar muita atenção no comando da pergunta.
Confira a videoaula sobre textos de comunicação e informação
Semana 11 – Linguagem e internet
O que mais cai: Diversidade de gêneros textuais e registros na internet (formal/informal; oral/escrito); novas possibilidades linguísticas, relação entre elementos visuais e verbais; postagens e memes
Estilo de questão: Questões com texto-base. O texto pode ser retirado da internet ou com essa temática. Pode-se pedir para identificar a influência da internet na linguagem ou ainda, trazer termos advindos desse universo no texto-base;
Estratégia de prova: Essas questões podem ser de diferentes temáticas. Pode-se pedir variantes linguísticas, funções da linguagem, linguagem não verbal, etc. Ler o enunciado e ter atenção em especial ao comando da pergunta.
Confira a videoaula sobre linguagem e internet
Semana 12 – Variações linguísticas
O que mais cai: Variante regional, histórica, social e estilística;
Estilo de questão: Questões com texto-base. Pode-se pedir para identificar os elementos do texto que caracterizam uma determinada variante linguística ou ainda, destacar trechos do texto e pedir características de determinada variante;
Estratégia de prova: Ler o texto e identificar seu contexto sócio-histórico. Identificar os elementos que podem caracterizar uma variante linguística.
Confira a videoaula sobre variações linguísticas
Semana 13 – Intertextualidade
O que mais cai: Intertextualidade pela forma ou pelo conteúdo;
Estilo de questão: Questões com um ou mais textos-base. Pode-se pedir para identificar os elementos ou recursos que conferem a intertextualidade. Pode-se ainda pedir a identificação desse recurso em um ou mais textos;
Estratégia de prova: Ler os textos-base e identificar os elementos ‘em comum’ entre eles (repetição de um trecho, citação, etc).
Confira a videoaula sobre intertextualidade
Confira também um o resumo sobre o tema
Semana 14 – 10 erros gramaticais mais comuns
O que mais cai: Concordância e pontuação;
Estilo de questão: Questão com texto-base. Em ‘pontuação’, geralmente pede-se para identificar como a pontuação ou a ausência dela contribuem para o sentido do texto;
Estratégia de prova: Identificar a função de uma pontuação no texto e como ela ajuda a produzir sentido, e qual sentido é esse.
Confira a videoaula sobre os 10 erros gramaticais mais comuns
Semana 15 – Como decifrar os textos do Enem
O que mais cai: Identificar pressupostos e subentendidos;
Estilo de questão: Questões com texto-base em que verifica a capacidade de inferência do aluno;
Estratégia de prova: Analisar o comando e as alternativas com cuidado. Evitar usar o ‘senso comum’ e fazer inferências somente com as informações presentes no texto.
Confira a videoaula sobre como decifrar os textos do Enem
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 16 – Interpretação: questões típicas do Enem
O que mais cai: Resolução de questões.
Confira a videoaula sobre as questões típicas do Enem
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.