Plano de estudos de Matemática – 6 meses
O professor de Matemática do Poliedro Adriano de Faria montou um plano de estudos de seis meses com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo jeito de criar uma rotina e saber quais assuntos merecem mais sua atenção. Confira!
Semana 1 – Conjuntos numéricos/Potenciação
O que mais cai: Operações com racionais;
- Conjuntos numéricos
Estilo de questão: Algumas questões requerem a realização cuidadosa de longas contas de multiplicação e/ou divisão;
Estratégia de prova: Assegure-se de que consegue realizar as operações matemáticas com frações e decimais.
Confira a videoaula sobre conjuntos numéricos
Veja também a videoaula de complemento ao assunto
- Potenciação
Estilo de questão: As potências são empregadas em conversão de escalas, notação científica ou no procedimento de resolução de funções exponenciais;
Estratégia de prova: Atenção para não confundir o sinal do expoente nas passagens.
Confira a videoaula sobre potenciação
Confira também o resumo sobre o tema
Semanas 2 e 3 – Função e equação do 1º grau
O que mais cai: Função do 1º grau;
Estilo de questão: Obtenção da lei de formação a partir da descrição de um enunciado, que pode incluir gráfico;
Estratégia de prova: Algumas questões com funções expressas nas alternativas permitem a análise de alternativa pela substituição de dados.
- Este é um dos temas mais pedidos de matemática no ENEM. Todos os assuntos mais cobrados na prova podem ser conferidos aqui.
Confira a videoaula sobre função e equação do 1º grau
Veja também a videoaula complementar sobre função e equação
Semana 4 – Função e equação do 2º grau
O que mais cai: Vértice;
Estilo de questão: Requer alguma informação de vértice, como a altura em um objeto com curva de parábola ou o valor de máximo/mínimo de uma função quadrática;
Estratégia de prova: Acostumar-se com a escolha de um sistema de coordenadas, por exemplo, com o vértice no eixo das ordenadas, a fim de se obter a lei de formação.
Confira a videoaula sobre função e equação do 2º grau
Veja também a videoaula complementar sobre função e equação
Semana 5 – Unidades e escalas
O que mais cai: Escala;
Estilo de questão: Um dos conteúdos mais reconhecíveis pela divulgação da escala, por exemplo, em um mapa;
Estratégia de prova: Reconhecer se a escala compara medida linear, de superfície ou de volume.
Confira a videoaula sobre unidades e escalas
Semana 6 – Razões trigonométricas
O que mais cai: Seno, cosseno e tangente;
Estilo de questão: Apresentação de uma situação-problema com a representação do triângulo retângulo;
Estratégia de prova: Caso seja solicitada a razão trigonométrica de algum ângulo notável, preencher a tabela completa de seno, cosseno e tangente de 30º, 45º e 60º a fim de assegurar o uso do valor correto.
Confira a videoaula sobre razões trigonométricas
Confira também o resumo sobre o tema
Semanas 7 e 8 – Razão e proporção
O que mais cai: Razão;
Estilo de questão: Algumas questões abordam as relações direta e indiretamente proporcionais entre grandezas da física e química;
Estratégia de prova: Para diferenciar os dados, pode circular aqueles referentes a uma situação anterior e sublinhar os de outra com a intenção de evitar confundir quando montar as expressões de comparação.
Confira a videoaula sobre razão e proporção
Veja também a videoaula de complemento ao assunto
Semana 9 – Porcentagem
O que mais cai: Fator de aumento/redução;
Estilo de questão: Utilização de porcentagem inspirada em possíveis situações com valor monetário, fenômenos das ciências da natureza ou indicadores sociais;
Estratégia de prova: Certas questões permitem a resolução de porcentagem por regra de três, como feito usualmente em química. Contudo, recomenda-se aprender o método por fator de aumento/redução com o objetivo de viabilizar a resolução de mais questões (em matemática).
Confira a videoaula sobre porcentagem
Semanas 10 e 11 – Análise combinatória
O que mais cai: Combinação;
Estilo de questão: Representação da expressão de combinação para uma situação;
Estratégia de prova: Assegurar de conhecer as diversas representações para uma combinação, pois o Enem não utiliza apenas um padrão.
Confira a videoaula sobre análise combinatória
Confira também o resumo sobre o tema
Semanas 12 e 13 – Probabilidade
O que mais cai: Probabilidade e média;
Estilo de questão: Questões de média geralmente são aplicadas sobre gráficos e tabelas;
Estratégia de prova: As questões de estatísticas estão entre as mais rápidas e menos complexas. Para fins de TRI, sua resolução correta é prioridade.
Confira a videoaula sobre probabilidade
Veja também a videoaula de complemento ao assunto e estatística
Semana 14 – Função e equação exponencial/Função e equações logarítmicas
O que mais cai: Equação exponencial;
Estilo de questão: Modelagem de empréstimo ou fenômenos da natureza, como crescimento de bactéricas, magnitude de terremoto, decaimento radioativo e pH/pOH;
- Função e equação exponencial
Estratégia de prova: Para exponencial, identificar a base da potência pelo seu efeito multiplicativo, como 2, em células que dobram a cada período.
Confira a videoaula sobre função e equação exponencial
Confira também o resumo sobre o tema
- Função e equações logarítmicas
Estratégia de prova: No logaritmo, evitar erros comuns, como logx + logy = log(x+y).
Confira a videoaula sobre função e equações logarítmicas
Confira também o resumo sobre o tema
Semanas 15 e 16 – PA e PG
O que mais cai: PA;
Estilo de questão: Sequências são apresentadas de modo descritivo;
Estratégia de prova: Quando houver termo geral nas alternativas, pode-se analisar as opções por meio de casos particulares.
Confira a videoaula sobre PA e PG
Confira também o resumo sobre progressão aritmética
Semana 17 – Cálculo de juros
O que mais cai: Juros compostos;
Estilo de questão: Situações de empréstimo;
Estratégia de prova: Poderia fazer análise de casos mais simples, como para tempos iniciais (um mês, dois meses etc), de modo a compreender a lei de formação.
Confira a videoaula sobre cálculo de juros
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 18 – Matrizes
O que mais cai: Leitura de matriz em termos de seus elementos, linhas e colunas;
Estilo de questão: Matriz é utilizada para representar uma situação do enunciado, como distância entre duas cidades;
Estratégia de prova: Observar, por exemplo, pela diferença entre o número de linhas e colunas o significado desses elementos na matriz.
Confira a videoaula sobre matrizes
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 19 – Circunferência e funções trigonométricas
O que mais cai: Gráfico da função seno/cosseno;
Estilo de questão: Exibe um gráfico para se obter a lei de formação da função;
Estratégia de prova: É preciso memorizar o método de leitura desse tipo de gráfico, como período/frequência, amplitude e fase.
Confira a videoaula sobre circunferência e funções trigonométricas
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 20 – Polígonos
O que mais cai: Área;
Estilo de questão: Apresentação de uma figura ou situação em que é necessário reconhecer como a composição de figuras conhecidas, como triângulo e retângulos;
Estratégia de prova: No caso de uma figura a ser repartida para se calcular área, pode se criar uma legenda de preenchimento (listras verticais, horizontais e inclinadas) à medida que for escrevendo as expressões de área para suas partes (figuras mais simples e de fórmula de área conhecida).
Confira a videoaula sobre polígonos
Veja também a videoaula de complemento sobre áreas e volumes
Semana 21 – Área e volume de sólidos
O que mais cai: Visão espacial;
Estilo de questão: Perspectiva espacial, como a sombra de um objeto;
Estratégia de prova: Para auxiliar na visualização, pode-se fechar o olho e a fim de auxiliar a focalizar na situação proposta pelo enunciado.
Confira a videoaula sobre área e volume de sólidos
Veja também a videoaula de complemento sobre áreas e volumes
Semana 22 – Geometria analítica
O que mais cai: Equação de reta;
Estilo de questão: Certas questões focam na interpretação correta do coeficiente angular;
Estratégia de prova: A escrita das coordenadas dos pontos na forma “(x,y)”, no início da resolução, pode evitar a troca da coordenadas (por distração) durante a resolução.
Confira a videoaula sobre geometria analítica
Veja também a videoaula de complemento sobre plano cartesiano
Semana 23 – Cônicas
O que mais cai: Círculo;
Estilo de questão: O círculo é uma figura muito frequente no Enem, quer seja para cálculo de área – em particular de coroa circular – ou de comprimento;
Estratégia de prova: Pode-se representar o desenho em mais de uma orientação (vertical e horizontal, por exemplo), com o objetivo de assegurar ter observado todas as informações relevantes do enunciado.
Confira a videoaula sobre cônicas
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 24 – Revisões práticas
- Período dedicado à resolução de provas anteriores.
Confira o vídeo sobre revisões práticas
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.