Dica: Discursos direto e indireto
SAIBA MAIS
TIPOS DE DISCURSO
Durante o processo de elaboração de um texto, um autor escolhe o modo de reprodução de palavras enunciadas por outras pessoas. Reconhecer esses mecanismos é importante para identificar quem está falando no texto.
Discurso Direto Reproduz exatamente as palavras de outra pessoa, separando-as da fala do narrador por dois pontos, travessão ou aspas. Ex: O pai estava inconsolável: “Não sei onde está meu filho”, disse. Há um verbo para introduzir a fala de alguém, como anunciar, afirmar, comentar, declarar (-se), dizer, exclamar, falar, murmurar, perguntar, responder etc.
Discurso Indireto A fala da personagem é mediada pela fala do narrador e se subordina a ela. O leitor fica sabendo o que a personagem disse indiretamente, por meio do discurso do narrador. Ex: O pai, inconsolável, disse que não sabia onde estava seu filho.
Discurso Indireto Livre O narrador conhece a interioridade da personagem e, ao discurso de quem narra, são incorporados os pensamentos e sensações de outra pessoa. Ex: O pai ficou preocupado e sentia culpa por não saber o paradeiro do filho.