Veja estratégias para tirar mais de 900 pontos na redação do Enem
Estudantes compartilham suas experiências e mostram caminhos para conquistar notas altas no exame
Aqui no blog, costumamos sempre dar dicas de como fazer a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já falamos sobre os principais erros que você deve evitar para não prejudicar sua nota, já contamos o que aborrece e o que até irrita os corretores do exame, e até demos o passo a passo de como fazer o texto dissertativo-argumentativo que a banca exige do candidato.
Dessa vez, conversamos com quatro estudantes que conseguiram o feito de tirar mais de 900 pontos na prova (num total de 1000 pontos possíveis) e pedimos para que nos contassem suas estratégias pessoais. Depois do bate-papo, reunimos na lista abaixo as principais dicas que elas nos deram para que você também consiga uma excelente nota!
Estudante: Laura Sirino, 17 anos, quer fazer Arquitetura e Urbanismo. Nota no Enem 2017: 940 pontos.
Dicas:
- Faça pelo menos uma redação por semana nos moldes do Enem, intensificando o número de redações quando a prova estiver mais próxima.
- Como os temas do Enem geralmente são relacionados à sociedade, é importante ser empático com os problemas apresentados, ou seja, colocar-se no lugar de quem vive a situação apresentada. Laura acredita que isso faz com que o seu ponto de vista seja mais coerente.
- Estude outras áreas como ciências e filosofia, identificando as principais ideias dos pensadores. Fazer citações de frases adequadas aos temas demonstra seu conhecimento geral e pode elevar a sua nota.
Estudante: Raíssa Felipe dos Santos, 17 anos, quer fazer Enfermagem. Nota no Enem 2017: 920 pontos.
Dicas:
- É importante entender quais são as competências exigidas pela banca no texto do Enem. Assim você descobre o que mais chama a atenção dos avaliadores.
- Antes de começar a redação, faça 3 perguntas para si mesmo: 1. Por que foi escolhido esse tema? 2. Quais as dificuldades relatadas na proposta? 3. Como eu posso resolver o problema sem prejudicar ninguém? Depois, elabore pelo menos três respostas para cada. “Tento ao máximo ser objetiva, porque uma dessas respostas uso como tese na introdução”, diz.
- Se você não tem certeza de um dado estatístico, é melhor não colocá-lo. Da mesma forma, se não lembrar de uma citação de algum filósofo, é legal deixar claro no texto que você está parafraseando (escrevendo com as suas palavras aquele pensamento).
- Na proposta de intervenção (a resolução do problema que você precisa propor), dê ideias que não prejudiquem ninguém e que sejam específicas. Evite generalizações como, por exemplo, dizer que “o problema pode ser resolvido pelo governo”. Neste caso, indique o órgão que deverá atuar e como ele deverá atuar.
Estudante: Letícia Dantas, 18 anos, quer fazer Economia. Nota no Enem 2017: 980 pontos.
Dicas:
- Leia as redações nota 1000 que já tenham sido divulgadas e entenda o que a banca do Enem viu de especial naqueles textos.
- Faça redações e peça para alguém corrigir. Se possível, faça um cursinho de redação. É importante superar e corrigir os erros identificados.
- Faça redações sobre o maior número de temas que puder e aproveite para estudá-los de maneira ampla. Por exemplo, ao estudar exclusão social, acessibilidade e educação, Letícia conseguiu guardar bons argumentos para o tema de sua prova (“Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”), mesmo sem nunca ter estudado especificamente a questão da educação para surdos.
Estudante: Laís Fernandes, 17 anos, quer fazer Engenharia Elétrica. Nota no Enem 2017: 920 pontos.
Dicas:
- Além de treinar só a redação, faça simulados de toda a prova do Enem, incluindo as questões objetivas de Ciências Humanas e Linguagens. O tempo controlado vai ajudá-lo a pensar no texto sob a pressão típica do dia da prova.
- Para fazer sua redação mais rapidamente, numere seus argumentos a partir das ideias que estiver tendo para o texto. Anote todos os argumentos, citações, referências históricas relacionadas ao tema e depois organize os itens de acordo com a ordem que você pretende usar no texto, como se fosse um quebra-cabeças. Isso o ajudará a otimizar seu tempo.
- Para facilitar a memorização de citações, você pode colocar algumas na parede do seu quarto para ficar lendo sempre que passar por lá.